Eletromagnetismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Eletromagnetismo é a parte da física que estuda as propriedades elétricas e magnéticas da matéria, em particular as relações estabelecidas entre elas. A existência de forças naturais deorigem elétrica e magnética fora observada em contextos históricos independentes, mas só na primeira metade do século XIX um grupo de pesquisadores conseguiu unificar os dois campos de estudo eassentar os alicerces de uma nova concepção da estrutura física dos corpos.
O gerador é um dispositivo elétrico que possui a função de transformar energia qualquer em energia elétrica como exemplo podemoscitar a pilha que transforma energia química em energia elétrica.
Os capacitadores são dispositivos elétricos que possuem a função de armazenar carga elétrica. Aparelhos de TV, máquinas fotográficasentre outros possuem capacitores, que permitem uma resposta imediata quando o aparelho é ligado ou disparado.

Desenvolvimento

Denomina-se eletromagnetismo a disciplina científica que estuda aspropriedades elétricas e magnéticas da matéria e, em especial as relações que se estabelecem entre elas.

Campo Magnético

- É toda região ao redor de um imã ou de um condutor percorrido porcorrente elétrica.

N | S |

- Pólos magnéticos de mesmo nome se repelem e de nomes contrários se atraem.
- Se seccionarmos um imã ao meio surgirá novos pólos norte e sul em cada um dos pedaços,constituindo cada um deles um novo imã.

Campo magnético criado por um condutor retilíneo

Segure o condutor com a mão direita de que o polegar aponte no sentido da corrente. Os demais dedos dobradosfornecem o sentido do vetor campo magnético no ponto considerado.

B=µ.i2.r

B= intensidade do vetor campo magnético em um ponto (T).
µ= permeabilidade magnética do meio (T.m/A)
µ0= 4.10-7 T.m/A(no vácuo)
r= distância do ponto ao fio (m)

Campo magnético no centro de uma espira circular

B=µ.i2.R

R= raio da espira

Campo magnético no interior de um solenóide

Um condutor...
tracking img