Eletromagnetismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Eletromagnetismo?


São os computadores, motores elétricos, campainhas e aparelhos de áudio e vídeos, esses típicos que as pessoas usam. Por fora, são apenas produtos expostos, seja em lojas ou mercados, mas, que na verdade, em seu interior, têm várias aplicações no ramo das ciências. Com o avanço de estudos e pesquisas, observou-se e, logo se estabeleceu uma relação entre omagnetismo e a eletricidade. Antes, como forma de obter energia, usava-se a química, com pilhas e baterias.
 
Com o avanço dos estudos da eletrostática, os fenômenos elétricos passam a ganhar mais profundidade, assim, recheando essa área de conhecimento com o eletromagnetismo. Nesse campo, surgiram dois fenômenos: as cargas em movimento e os campos elétricos. O campo elétrico é formado por cargaselétricas, tais como: elétrons, prótons ou íons. As cargas elétricas são responsáveis pelas interações eletromagnéticas e estão sujeitas a uma força, essa, chamada de força elétrica.
 
As cargas elétricas são simbolizadas pelas letras Q e q. A unidade é calculada em Coulomb, que é uma das grandezas fundamentais do universo e é representada por C. A carga influencia no espaço quando há o surgimento edesaparecimento de fótons e outras partículas com cargas elétricas.
 
Segundo os cientistas, nosso corpo e os demais materiais são compostos por moléculas. Ao nosso redor, estão localizados diversas partículas menores, chamadas de átomos e, no interior deles, se encontram os elétrons, prótons e os nêutrons. O núcleo dos átomos é formado pela união dos prótons e os nêutrons – e isso não o torna aparte maior da partícula. Os elétrons ocupam grande parcela do material atômico, pois cobrem os átomos formando uma espécie de nuvem em redor do núcleo.
 
Os elétrons possuem cargas negativas, os prótons, positivas e os nêutrons não têm carga elétrica, ou seja, são neutros. A eletrosfera é a camada de elétrons, carregada negativamente e que cerca os átomos. O núcleo deles é formado por cargaspositivas. Essa ideia reforça que o ser humano é feito de partículas que contêm cargas elétricas.
 
Geralmente, as moléculas e os átomos são neutros, ou seja, a quantidade de elétrons da eletrosfera totaliza o número certo para suprir as cargas elétricas dos prótons localizados no interior dos núcleos. Porém, eles tendem a perder ou ganhar elétrons, tornando os átomos eletricamente carregados.Assim, são chamados de íons. Quando eles se carregam positivamente, são conhecidos como ânions. Por outro lado, no momento em que recebem as cargas negativas, denominam-se cátions.
 
História do Eletromagnetismo
 
A história do magnetismo introduz a eletricidade. E, ela começou com as antigas civilizações. Na Grécia, por exemplo, Tales de Mileto já experimentava os efeitos de uma pedra de óxido deferro que repelia e atraia. Em sua viagem para a Ásia, ele percebeu que essas pedras se fixavam em seu cajado de ferro quando ele o aproximava, numa região chamada de Magnésia. Também, descobriu-se na Grécia que quando atritada uma pedra de âmbar com pêlo de animal, ela adquiria propriedade de atrair pequenas partículas de pó. Além disso, existem indícios da utilização da bússola pelos chinesesdesde o século III A.C.
 
Mesmo com todas essas descobertas não se sabia ao certo qual era a origem desse fenômeno e foi na Idade Média que Petrus Peregrinus relatou suas experiências com o magnetismo. Ele pôde explicar a origem dos fenômenos elétricos e magnéticos, em sua obra chamada Epístola de Magnete, mas não havia explicado a diferenciação entre esses dois tipos de atração, sendo a sua obradesprezada até o final do século XVI.
 
Depois de muito tempo, o primeiro estudo sobre o assunto foi feito por William Gilbert, um médico de Londres que escreveu o tratado 'De Magnete'. Ele conseguiu mostrar que não é somente a pedra de âmbar que tem essa propriedade de atrair quando é atritada, mas também materiais como o vidro. Em seu tratado afirmou que o planeta Terra era um grande imã e...
tracking img