Eletromagnetismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NOME:

ELETROMAGNETISMO
FENÔMENOS MAGNÉTICOS  Os fenômenos magnéticos são conhecidos desde a antiguidade. Nessa época, já se utilizava certa pedra que tinham a propriedade de atrair pedaços de ferro, na orientação da rota a seguir nas grandes viagens.
O vocábulo magnetismo é devido a umaregião chamada Magnésia, localizada na Turquia, local onde estas pedras foram encontradas. Tais pedras , quando suspensas por seus centros de massa, orientavam – se sempre no sentido norte - sul. Eram constituídas do oxido de ferro e denominadas magnetita; atualmente recebem o nome genérico de imã natural. Posteriormente, descobriu-se a possibilidade de fabricar imãs artificiais. Os imãs artificiaissão, normalmente barras de ferro ou aço, às quais se transmite a propriedade magnética. Levam vantagem sobre os imãs naturais por ter um maior poder atrativo e poderem receber as formas mais adequadas ao seu uso.

Todo imã apresenta dois polos, o polo norte e o polo sul.

Polos Magnéticos de mesmo nome se repelem. 
Polos magnéticos de nomes contrários se atraem.
 

 
SUBSTÂNCIAS MAGNÉTICAS As substancias magnéticas podem ser classificadas pela sua facilidade de imantação (fenômeno de indução magnética de um corpo através d um imã).
 
Substâncias ferromagnéticas
São aquelas cujos imãs elementares se orientam facilmente quando submetidos a ação de um corpo magnético. Exemplos: ferro, níquel, cobalto e algumas ligas metálicas.

Substâncias paramagnéticas
São aquela cujos osimãs elementares não se orientam facilmente sob a ação de um campo magnético. Imantação pouco intensa. Exemplos: platina, plástico, madeira, óleo e etc.

Substâncias diamagnéticas
São aquela cujos os imãs elementares se orientam em sentido contrario ao vetor indução magnética, sendo, portanto repelidas pelo imã que criou o campo magnético. Exemplos: bismuto, cobre, ouro, prata, chumbo, e etc..CAMPO MAGNÉTICO
 
            É a região ao redor do imã onde acorre um efeito magnético.
           
A sua  representação é feita através de linhas de campo ou linhas de indução que são linhas imaginárias fechadas que saem do polo norte e entram no polo sul.
Uma agulha de bússola colocada sobre essas linhas irá se defletir de acordo com a direção desta linha.
 
 
 
EXPERIÊNCIA DEOERSTED
A descoberta, realizada por volta de 1820 pelo físico dinamarquês Hans Christian Oersted (1777-1851), pode ser mais bem compreendida a partir da análise da figura abaixo:
 

 
Colocando uma agulha magnética próxima de um circuito formado por uma pilha, uma chave e um fio condutor, Oersted observou que a corrente elétrica fazia a agulha sofrer uma deflexão (desvio).
Além  de sugerir queos fenômenos elétricos e magnéticos estão relacionados, a descoberta de Oersted levou à conclusão de que a corrente elétrica cria um campo magnético no espaço que a circunda.
No SI, a unidade de campo magnético é o tesla (T), em homenagem a Nicolas Tesla (1856-1943), física iugoslava autor de inúmeros trabalhos sobre Eletromagnetismo.
 
CAMPO MAGNÉTICO CRIADO POR UM CONDUTOR RETILÍNEO
O campomagnético produzido  pela  corrente elétrica  em um fio  retilíneo  depende basicamente de dois fatores: da intensidade da corrente e da distância ao fio. Quanto maior for o valor da corrente, maior será o campo magnético criado por ela. Por outro lado, quanto maior for a distância ao fio, menor será o valor do campo magnético. As linhas do campo magnético são circulares, centradas no fio.
Osentido das linhas de campo magnético pode ser obtido pela regra da mão direita: segure o condutor com a sua mão direita, de maneira que o dedo polegar aponte o sentido da corrente. Os seus dedos apontarão no sentido das linhas de campo.
                                      
Lei de biot e Savart.
 

B = intensidade do vetor campo elétrico;
 = permeabilidade magnética (no vácuo é igual a...
tracking img