Eletromagnetismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 64 (15845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic][pic]


O que é o electromagnetismo?

As primeiras observações sobre fenómenos magnéticos realizaram-se na antiga cidade de Magnésia, na Ásia Menor, onde foram encontradas pedras-ímanes que tinham a propriedade de atrair peças de ferro. Mas as propriedades magnéticas não se devem apenas a ímanes naturais. Uma corrente eléctrica produz efeito magnético.
No século XVIII suspeitou-sede uma ligação próxima entre a electricidade e o magnetismo. Só em 1820, o físico Oersted descobriu o efeito magnético da corrente eléctrica. É este efeito que está na base do electromagnetismo.

Campo magnético

Um íman é um objecto que se comporta da mesma forma que a pedra-íman, atraindo pequenos objectos de ferro ou de aço. À propriedade que os ímanes apresentam para atrair certosmateriais dá-se o nome de magnetismo.
Todos os ímanes, independentemente da sua forma, têm dois pólos: o pólo norte (convencionalmente pintado de vermelho) e o pólo sul (pintado de azul ou branco).
Um íman em barra, quando suspenso por um fio, orienta-se aproximadamente, na direcção norte-sul geográfico (princípio básico de uma bússula).
As bussúlas são constituídas por pequenas agulhas de açomagnetizado – agulha magnética – que têm a possibilidade de girar em torno de uma pequena haste. Como a Terra se comporta como se tivesse um grande íman no seu interior, o pólo norte da agulha magnética é atraído pelo pólo sul magnético da Terra, que fica perto do Pólo Norte geográfico. Daí a bússula indicar sempre o norte.
Todos os ímanes criam à sua volta um campo magnético. Um campo magnéticopode ser visualizados, por exemplo, com limalha de ferro e com pequenas bússulas. No caso do campo magnético criado por um íman em barra:  a limalha de ferro orienta-se segundo determinadas linhas, as linhas de campo; e as agulhas também se orientam segundo as linhas de campo.
Oersted descobriu o efeito magnético da corrente eléctrica, ao fazer passar uma corrente eléctrica num condutor rectilíneonotou que: uma agulha magnética rodava, ao interromper a passagem da corrente eléctrica, a agulha retomava a sua posição inicial, ao fazer passar a corrente em sentido oposto, a agulha desviava-se igualmente mas em sentido contrário. Oersted concluiu, assim, que uma corrente eléctrica cria um campo magnético, à semelhança do que se passa com um íman.
[pic]
Fig. 2 – Experiência de OerstedCorrente eléctrica induzida

Só se produz corrente eléctrica quando o íman se movimenta na bobina ou quando a bobina se movimenta em relação ao íman. A intensidade da corrente aumenta com a rapidez do movimento do íman em relação à bobina e vice-versa. O sentido da corrente não é sempre o mesmo.
A corrente eléctrica assim produzida designa-se por corrente eléctrica induzida. Ao íman chama-seindutor e à bobina chama-se induzida.
Relativamente à corrente eléctrica induzida, verifica-se que: a intensidade da corrente que percorre o induzido depende do número de espiras da bobina, da intensidade da força magnética do indutor e da rapidez do movimento do íman em relação à bobina e vice-versa; o sentido da corrente induzida inverte quando se introduz o pólo sul do íman na bobina em vez dopólo norte e quando se retira ou introduz o íman na bobina.
[pic]
Fig. 3 – Experiência de Faraday

Geradores electromagnéticos

Os geradores electromagnéticos da corrente eléctrica podem ser de dois tipos: dínamos e alternadores.
Os dínamos são geradores de corrente contínua que circula sempre no mesmo sentido. Nestes geradores, as bobinas de fio giram no interior de ímanes fixos,originando uma corrente induzida. Um dispositivo, chamado comutador, assegura uma corrente contínua no circuito externo. A corrente contínua produzida pelos dínamos foi muito usada na electrólise industrial. Nos sistemas eléctricos dos automóveis existem sistemas de rectificação que produzem corrente contínua para carregar as baterias.
Os alternadores são geradores de corrente alternada, corrente...
tracking img