Eletromagnetismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BREVE INTRODUÇÃO SOBRE ONDAS

Onda é a manifestação de um fenômeno físico no qual uma fonte perturbadora fornece energia a um sistema e essa energia desloca-se através de pontos desse sistema. Observemos a propagação de um impulso numa corda para melhor entendermos esse conceito.

[pic]

Cabe ressaltar que não é a onda que se movimenta mas a energia fornecida pela mão (fonteperturbadora). Existem três tipos de ondas quanto à direção de propagação:
Unidimensionais
Bidimensionais
Tridimensionais
Cabe ressaltar também que dependendo do meio sob o qual a energia propaga-se, temos uma velocidade de propagação correspondente. Ondas harmônicas são tipos de ondas cuja fonte perturbadora executa um movimento uniforme. O comprimento de onda é o período espacial correspondente aoperíodo temporal T. Conhecendo-se a velocidade de propagação podemos caracterizar uma onda através da freqüência ou do comprimento de onda (v=λ.f).












ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO

[pic][pic]


A NATUREZA DA LUZ

A natureza da luz sempre foi um dos temas que sempre chamaram a atenção dos grandes cientistas da humanidade. Desde a antigüidade (300 a. C.) com Euclides até Einsteine Planck, no séc. XX. Hoje em dia, duas teorias que explicam a natureza da luz são aceitas: a teoria corpuscular e a teoria ondulatória. Na teoria ondulatória, a luz é tratasda como sendo campos eletromagnéticos oscilantes propagando-se no espaço. Essa teoria explica fenômenos como reflexão, refração, difração, etc. Na teoria corpuscular, a luz é tratada como sendo pacotes de energia chamadosfótons. Essa teoria explica fenômenos como o efeito Compton e o desvio do raio luminoso ao passar perto de corpos celestes.
A velocidade da luz no vácuo pode ser considerada como sendo 300000 km/s, o que nos dá um erro menor que 0,1 %.



ÍNDICE DE REFRAÇÃO

Grandeza que expressa a velocidade que a luz possui num determinado meio de transmissão. É definido por n=c/v, onde
c é a velocidadeda luz no vácuo
v é a velocidade da luz no meio em questão
Cabe salientar que o índice de refração depende do comprimento de onda da luz, o que, nas fibras ópticas, irá provocar a dispersão do impulso luminoso, limitando a capacidade de transmissão de sinais. Esse efeito explica a experiência de Newton da decomposição da luz branca através de um prisma, como também a formação do arco-íris.Exemplos: vácuo n=1,0; água n=1,3; vidro n=1,5; diamantes n=2,0.

REFLEXÃO E REFRAÇÃO

Quando uma onda incide numa superfície de separação de dois meios de índice de refração diferentes, com uma certa inclinação, uma parcela da energia atravessará a superfície e propagará através do meio de transmissão, enquanto que outra parcela refletirá na superfície, continuando no meio incidente.

[pic]Ao passar para o meio de transmissão, a onda sofre um desvio de sua direção natural regido pela lei de Snell (ni.senθi=nt.senθt).

RAIOS DE LUZ
[pic]
Podemos, por simplicidade, representar a luz indicando apenas a sua direção de propagação utilizando os raios de luz.

ÂNGULO CRÍTICO E REFLEXÃO INTERNA TOTAL

Quando um raio de luz muda de um meio que tem índice de refração grande para ummeio que tem índice de refração pequeno a direção da onda transmitida afasta-se da normal (perpendicular). A medida que aumentamos o ângulo de incidência i, o ângulo do raio refratado tende a 90o. Quando isso acontece, o ângulo de incidência recebe o nome de ângulo crítico. Uma incidência com ângulo maior do que este sofre o fenômeno da reflexão interna total.

[pic]









FIBRASÓPTICAS

Uma fibra óptica é um capilar formado por materiais cristalinos e homogêneos, transparentes o bastante para guiar um feixe de luz (visível ou infravermelho) através de um trajeto qualquer. A estrutura básica desses capilares são cilindros concêntricos com determinadas espessuras e com índices de refração tais que permitam o fenômeno da reflexão interna total. O centro (miolo) da...
tracking img