Eletromagnetismo ligado ao automobilismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ELETROMAGNETISMO LIGADO AO AUTOMOBILISMO

André Ricardo Vargas da Silva Jr.
Elisa Silveira Gonçalves
Guilherme dos Santos Gonçalves

RESUMO: Este artigo versa sobre o emprego do eletromagnetismo na engenharia mecânica e no automobilismo, além do seu papel na carreira de futuros engenheiros da área. Para o desenvolvimento deste, serão expostas as aplicações dos fenômenos eletromagnéticos noprojeto da Equipe Baja SAE Piratas do Cerrado da Universidade de Brasília.

PALAVRAS-CHAVE: Automobilismo, Eletromagnetismo, Baja.

1. INTRODUÇÃO:

O eletromagnetismo é o nome da teoria unificada desenvolvida por James Maxwell para relacionar eletricidade e magnetismo. Sua presença é notável no dia-a-dia de todas as pessoas, seja num aparelho eletrodoméstico como o microondas, motoreselétricos, ou um simples ímã de geladeira.
Além de suas funcionalidades simples, o eletromagnetismo também possui outras aplicações em diversas áreas da ciência e da engenharia, sendo de utilidade inestimável para pesquisadores e engenheiros desenvolverem seus trabalhos.
Uma de suas grandes áreas de atuação reside no automobilismo e aplicabilidade à engenharia mecânica/automotiva.Seria inviável, por exemplo, o projeto de um veículo no qual não se pudessem coletar dados acerca do seu funcionamento, testes de eficiência e diversas outras informações sobre o carro. Para isso, o eletromagnetismo é essencial.
Na Universidade de Brasília é possível ver um exemplo prático desse tipo de aplicação com a Equipe Piratas do Cerrado da Faculdade de Tecnologia. O eletromagnetismo éfortemente empregado no sistema de telemetria do projeto de um veículo, bem como no funcionamento do seu motor.


2. DESENVOLVIMENTO:

2.1. Equipe Piratas do Cerrado:

A Equipe Baja SAE Piratas do Cerrado da Universidade de Brasília faz parte de um projeto da Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE), no qual alunos de engenharia mecânica, mecatrônica, produção ou de física sãoestimulados a introduzir conhecimentos práticos da engenharia no projeto, construção, montagem e manutenção de um veículo off-road, o Baja, preparado para enfrentar terrenos acidentados sob quaisquer condições climáticas (Figura 4 anexa).
A SAE é responsável pela realização de competições de âmbito nacional e internacional. No Brasil, o projeto Baja SAE engloba, anualmente, competições de nívelregional e nacional onde equipes de universidades de todo país disputam vagas no certame internacional.
Atualmente, a equipe é formada por cerca de 10 alunos que são subdivididos em 5 sub-áreas: Power Train, Freio, Suspensão e direção, Estrutura e Telemetria. A cada ano é estabelecido um novo projeto de veiculo no qual as sub-equipes almejam inovar e aperfeiçoar o estudo anterior. Após finalizar orelatório de projeto, a equipe deve construir o veículo de modo a concretizar e validar a teoria proposta.
O veículo deve ser atrativo ao mercado consumidor pelo seu visual, desempenho, confiabilidade e facilidade de operação e manutenção. Além disso, deve ser fabricado com ferramental padrão, requerendo pouca ou nenhuma mão-de-obra especializada. A operação segura do veículo deve ser umaconsideração essencial na definição do projeto. O carro deve ter quatro ou mais rodas e ser capaz de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando 113,4 kg.

[pic]
Figura 1 – “Perereca”, protótipo de 2011


2.2. Telemetria:
Um dos métodos de validação de projeto encontrados pela equipe foi a construção de um sistema de aquisição de dados que é de grande valia para o piloto por fornecerparâmetros de referência durante sua condução e para a equipe técnica, pois possibilita a otimização da regulagem do carro por meio da análise posterior dos dados obtidos. Com isso, surgiu a necessidade da criação da sub-equipe de Telemetria/Eletrônica.
A indispensabilidade desta sub-equipe é notável, uma vez que é de grande ajuda para as outras equipes, tanto na projeção do veículo como na...
tracking img