ELETROFORESE

403 palavras 2 páginas
Tema: Reabilitação por meio da dança. Uma proposta fisioterapêutica em pacientes com sequelas de AVC.
Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar a contribuição da dança na reabilitação dos pacientes com sequelas de AVC. Materiais e métodos: O estudo foi realizado na policlínica Unasp, onde foram avaliados 20 pacientes com diagnostico de AVC, divididos em dois grupos: 10 pacientes utilizando a dança e outros 10 pacientes utilizando a cinesioterapia. Foram avaliados pela rigidez muscular, mobilidade funcional, atividade de vida diária, depressão e qualidade de vida, antes e depois do estudo. Resultado: Os grupos apresentaram resultado significante com relação ao tônus (contração muscular). Observou-se que após o tratamento os grupos tiveram apresentações iguais quanto à mobilidade funcional. Os grupos apresentaram depressão mas não apresentaram diferenças em relação às atividades de vida diárias. O grupo de dança apresentou diferenças nos domínios do questionário de qualidade de vida, estado geral de saúde e aspectos emocionais.

O grupo de cinesioterapia apresentou estatísticas significativas nos seguintes dominios: capacidade funcional, vitalidade, aspectos sociais e emocionais. Conclusão do autor: A dança demonstrou ser mais um recurso eficiente no tratamento para sequelas de AVC.

Autores: Suleima Ramos Calil, discente do curso de graduação em fisioterapia Unasp-SP; Talimã Aparecida Bertelli Pinheiro dos Santos, discente do curso de graduação em fisioterapia na Unasp-SP.; Douglas Martins Braga, fisioterapeuta especialista em hidroterapia na reabilitação de doenças neuromusculares na Unifesp, responsável pelo setor artístico do clube dos paraplégicos de SP e do ambulatório de neuro imunologia da Unifesp; Rita Helena Duarte Dias Labronici - Mestre em Neurociências na Unifesp, docente responsável pela disciplina de neurologia da Unasp-SP. Conclusão dupla: O tratamento através da dança, assim como a cinesioterapia, demonstrou

Relacionados