Eletroerosão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL


Neste trabalho, o foco é a usinagem por eletroerosão por penetração e este capítulo abordará os procedimentos experimentais conduzidos no laboratório de Tecnologia em Fabricação Mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e serão abordados temas como: material da peça, material do eletrodo , máquina de eletroerosão,ferramentas, variáveis no processo e avaliação das estratégias utilizadadas .


3.1 Material das peças

Para a fabricação dos quatro moldes de aço 1020, dois moldes de êmbolos e dois moldes de lâmpadas, cada peça com estratégia diferente, Esse material encontrava-se em forma de blocos prismáticos com dimensões de 100 mm x 60 mm x 30 mm.


3.1.2 Eletrodo-ferramenta


Oseletrodos-ferramenta, utilizados nos experimentos, são de cobre eletrolítico
e foram usinados no formato das peças a se obter com suas dimensões já estipulada anteriormente nas figuras dois e cinco , apresentando cantos vivos no caso do embolo e sem rebarbas, num total de quatro peças.



3.2 Máquina de eletroerosão


A máquina de eletroerosão por penetração é fabricada pela empresa Engemaq. Essamáquina possui cabeçote porta-eletrodo-ferramenta com movimento no eixo Z através de guias lineares e fuso de esferas recirculantes, acionado por motor de passo e capacidade para eletrodos-ferramenta de até 60 kg. A programação da operação é feita no painel por meio de microprocessador, controlado pelo teclado de membrana que possui teclas individuais, display de cristal líquido e display deparâmetros para visualização. As mesas são apoiadas por meio de rolamentos lineares sobre guias temperadas e retificadas para garantir durabilidade e precisão dos movimentos e posicionamentos. A bandeja de trabalho, também denominada de cuba, tem abertura lateral e frontal.
A figura 1 mostra a máquina de eletro erosão por penetração

[pic]


Fig. 1 - Máquina de eletroerosão


O dispositivode fixação das péças (moldes) será numa morsa apoiada na superfície da mesa da maquina, e centradas através de relógio comparador na face superior dos moldes, para que não haja no momento do aperto da péça um deslocamento para cima e consequentemente uma penetração em ângulo do eletrodo sobre a superfície da peça causando erros dimensionais dos mesmos. É importante ressaltar que um dosfatores que influenciam nos resultados da eletroerosão é a fixação da peça, pois podem causar erros de forma nas peças produzidas.


Foi utilizado o fluido dielétrico ARCLEAN ELETRON da Archem, observando sua data de validade e suas propriedades, bem como as condições de armazenamento.

3.3 Fixação do eletrodo-ferramenta


Para fixação dos eletrodos-ferramentas foram feitas roscasM10 com profundidade de seis mm e colocadas roscas com 30 mm de comprimento conforme fig. 2 para embolo e fig. 3 para lâmpada














No cabeçote da máquina de eletro erosão, foi fabricada uma pinça de latão fundido, onde ocorre a fixação da haste do eletrodo, conforme mostrada na figura 4.

[pic]

Fig. 4 pinça para fixação dos eletrodos








3.4 Parâmetros deusinagem


Na eletroerosão, foram adotados dois regimes de trabalho: Acabamento e.
Desbaste.

Para o embolo os parâmetros escolhidos para a primeira estratégia ,foi utilizado desbaste com usinagem de geometria definida (fresagem) e eltroerosão de acabamento , após do desbaste de GD para se obter acabamento e forma, com rugosidade máxima de 32 µm e taxa de remoção de material de 36 mm3/mm edesgaste de 0% do eletrodo. Coloca-se a péça devidamente presa na morsa e centrada por relógio comparador , faz-se uma descida setada no painel da máquina do eletrodo sobre a péça sem encostar , e posiciona o eletrodo medindo das laterais da peça até o eletrodo com auxilio de escala e paquímetro em seguida retorna o eletrodo à posição inicial setando-se no painel da maquina foram Ton= 150...
tracking img