Eletrodo revestido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Eletrodo Revestido

























Sumário
Soldagem a arco elétrico com 3
Eletrodos revestidos 3
A fabricação de eletrodos revestidos para solda em aço carbono 3
Revestimentos dos eletrodos 3
As funções do revestimento são: 3
 Proteção do metal de solda - 3
 Estabilização do arco -. 3
 Adições de elementos de liga ao metalde solda - 3
 Direcionamento do arco elétrico - 3
 Função da escória como agente fluxante - 3
 Características da posição de soldagem - 3
 Controle da integridade do metal de solda - 3
 Isolamento da alma de aço – 3
Classificação dos ingredientes do revestimento 3
 Elementos de liga - 3
 Aglomerantes - 3
 Formadores de gases - 3
 Estabilizadores do arco - 3 Plasticizantes - 3
Tipos de revestimento 3
Celulósico 3
Vantagens e desvantagens de eletrodos revestidos para aços carbono 3
Armazenagem, tratamento e manuseio 3
Equipamentos 3
Porta - eletrodos 3
Terminal terra 3
Cabos de solda 3
Fontes de energia 3
Tensão em vazio (fontes CA) 3
Tipos de corrente 3
Tipos de fontes 3
Bibliografia 3

Introdução

Após muitasexperiências com a novidade tecnológica da época, um inglês chamado Wilde obteve a primeira patente de soldagem por arco elétrico em 1865. Ele uniu com sucesso duas pequenas peças de ferro passando uma corrente elétrica através de ambas as peças e produzindo uma solda por fusão. Aproximadamente vinte anos depois, na Inglaterra, Nikolas Bernardos e Stanislav Olszewsky registraram a primeira patentede um processo de soldagem, baseado em um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo de carvão e a peça a ser soldada, fundindo os metais à medida que o arco era manualmente passado sobre a junta a ser soldada.
Em 1890, N.G. Slavianoff (Rússia) e Charles Coffin (EUA) desenvolveram, Independentemente, a soldagem com eletrodo metálico nu. Dessa forma, durante os anos seguintes, a soldagempor arco foi realizada com eletrodos nus, que eram consumidos na poça de fusão e tornavam-se parte do metal de solda. As soldas eram de baixa qualidade devido ao nitrogênio e ao oxigênio na atmosfera formando óxidos e nitretos prejudiciais no metal de solda.
Em 1904, Oscar Kjellberg, um engenheiro sueco, tinha um problema: ele precisava melhorar a qualidade dos trabalhos de reparo emnavios e caldeiras em Gothenburg, o que resultou na invenção do Primeiro eletrodo revestido, onde o revestimento era constituído, originalmente, de uma camada de material argiloso (cal), cuja função era facilitar a abertura do arco e aumentar sua estabilidade. Logo após, Oscar Kjellberg fundou a ESAB.
Em 1907, Oscar Kjellberg patenteou o processo de soldagem a arco com eletrodo revestido.Ainda nos dias de hoje, é um processo muito empregado graças à sua grande versatilidade, ao baixo custo de operação, à simplicidade dos equipamentos necessários e à possibilidade de uso em locais de difícil acesso ou sujeitos a ventos. As desvantagens do processo são a baixa produtividade, os cuidados especiais que são necessários no tratamento e manuseio dos eletrodos revestidos e o grande volumede gases e fumos gerados durante a soldagem.
Mesmo assim, ainda continua a ser um processo de soldagem empregado na fabricação e montagem de equipamentos, na área de manutenção e reparos, em construções no campo, na soldagem por gravidade em estaleiros, e, de modo mais abrangente, na soldagem em geral de chapas de espessura variando de 3 mm a 40 mm.

Soldagem a arco elétrico comEletrodos revestidos

“Soldagem é o processo de união de materiais usado para obter
A coalescência (união) localizada de metais e não metais, produzida
“Por aquecimento até uma temperatura adequada, com ou sem a utilização de pressão ou material de adição”

A soldagem a arco elétrico com eletrodo revestido (Shielded Metal Arc Welding – SMAW), também conhecido como soldagem manual a arco...
tracking img