Eletrodo de sacrifício

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1216 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Jeyce Karen de Araújo Ramos





Eletrodo de Sacrifício













Maceió
18 de Abril de 2011

Jeyce Karen de Araújo Ramos

Eletrodo de Sacrifício

Trabalho referente à disciplina de Manutenção Autônoma do 4º ano do Curso de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas.Orientado pelo professor João Batista. Realizadopela aluna Jeyce Karen de Araújo Ramos.

Maceió,

18 de Abril de 2011
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ................................................................................................ 4
2 REVISÃO DE LITERATURA...................................................................................................... 5
2.1 CORROSÃO.................................................................................................5
2.2 PROTEÇÃO CONTRA CORROSÃO ...........................................................5
6 CONCLUSÕES ............................................................................................. 12
7 ANEXOS E APÊNDICES .............................................................................. 13
8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................. 15
















Página | 3
CORROSÃO

“Corrosão” é um termo genérico aplicado aos processos pelos quais os metais são transformados em óxidos ou outros compostos. Isso provoca a deterioração gradativa dos metais. Embora mecanismos associados à corrosão do ferro não estejam ainda completamente esclarecidos, écerto que envolvem oxidação por meio de agentes oxidantes.
A corrosão metálica é a transformação de um material metálico ou liga metálica pela sua interação química ou eletroquímica num determinado meio de exposição, processo que resulta na formação de produtos de corrosão e na libertação de energia.
Quase sempre, a corrosão metálica (por mecanismo eletroquímico), está associada àexposição do metal num meio no qual existe a presença de moléculas de água, juntamente com o gás oxigênio ou íons de hidrogênio, num meio condutor.

PROTEÇÃO CONTRA CORROSÃO

A adoção de uma ou mais formas de proteção contra a corrosão dos metais deve levar em conta aspectos técnicos e econômicos. Entre os aspectos técnicos, o meio de exposição é um parâmetro de grande importância. Quanto aeste parâmetro, o uso de inibidores de corrosão ou o controle de agentes agressivos (SO², H+, Cl-) são impraticáveis nos casos em que se deseja proteger um determinado metal contra a corrosão atmosférica e o mesmo vale para a utilização da proteção catódica, restando nestes casos somente a modificação do metal ou a interposição de barreiras como uma alternativa para proteção contra a corrosão.A proteção contra a corrosão é uma consideração essencial na seleção de um aço para uma aplicação estrutural específica. A corrosão pode reduzir a capacidade de carga de um componente pela redução do seu tamanho ou por ataque localizado que Página | 5além de reduzir a seção transversal na região atacada pode aumentar a tensão iniciando a formação de trincas.  Todas as medidas preventivasque impedem ou eliminam a corrosão irão aumentar a vida do componente e sua confiabilidade.Os fatores a considerar para a seleção do método de proteção, como já foi dito, são:  * Condições ambientais  * Custo  * Grau de proteção necessário  * Conseqüências de falha imprevista em serviçoA proteção pode ser feita das seguintes formas:  * Criação de uma barreira impermeável entre o aço e omeio corrosivo  * Introduzindo uma substância que inibe a ação química da corrosão  * Induzindo uma atividade galvânica que atua contra a atividade galvânica da corrosão 1. Proteção por Zincagem O processo de corrosão dos metais está diretamente relacionado com o potencial de oxidação de eletrodo, que remove os elétrons do ferro formando cátions Fe++, quanto mais positivo for o potencial...
tracking img