Eletrodo de sacrifício

Páginas: 5 (1216 palavras) Publicado: 30 de abril de 2012
Jeyce Karen de Araújo Ramos





Eletrodo de Sacrifício













Maceió
18 de Abril de 2011

Jeyce Karen de Araújo Ramos

Eletrodo de Sacrifício

Trabalho referente à disciplina de Manutenção Autônoma do 4º ano do Curso de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas.Orientado pelo professor João Batista. Realizadopela aluna Jeyce Karen de Araújo Ramos.

Maceió,

18 de Abril de 2011
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ................................................................................................ 4
2 REVISÃO DE LITERATURA...................................................................................................... 5
2.1 CORROSÃO.................................................................................................5
2.2 PROTEÇÃO CONTRA CORROSÃO ...........................................................5
6 CONCLUSÕES ............................................................................................. 12
7 ANEXOS E APÊNDICES .............................................................................. 13
8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................. 15
















Página | 3
CORROSÃO

“Corrosão” é um termo genérico aplicado aos processos pelos quais os metais são transformados em óxidos ou outros compostos. Isso provoca a deterioração gradativa dos metais. Embora mecanismos associados à corrosão do ferro não estejam ainda completamente esclarecidos, écerto que envolvem oxidação por meio de agentes oxidantes.
A corrosão metálica é a transformação de um material metálico ou liga metálica pela sua interação química ou eletroquímica num determinado meio de exposição, processo que resulta na formação de produtos de corrosão e na libertação de energia.
Quase sempre, a corrosão metálica (por mecanismo eletroquímico), está associada àexposição do metal num meio no qual existe a presença de moléculas de água, juntamente com o gás oxigênio ou íons de hidrogênio, num meio condutor.

PROTEÇÃO CONTRA CORROSÃO

A adoção de uma ou mais formas de proteção contra a corrosão dos metais deve levar em conta aspectos técnicos e econômicos. Entre os aspectos técnicos, o meio de exposição é um parâmetro de grande importância. Quanto aeste parâmetro, o uso de inibidores de corrosão ou o controle de agentes agressivos (SO², H+, Cl-) são impraticáveis nos casos em que se deseja proteger um determinado metal contra a corrosão atmosférica e o mesmo vale para a utilização da proteção catódica, restando nestes casos somente a modificação do metal ou a interposição de barreiras como uma alternativa para proteção contra a corrosão.A proteção contra a corrosão é uma consideração essencial na seleção de um aço para uma aplicação estrutural específica. A corrosão pode reduzir a capacidade de carga de um componente pela redução do seu tamanho ou por ataque localizado que Página | 5além de reduzir a seção transversal na região atacada pode aumentar a tensão iniciando a formação de trincas.  Todas as medidas preventivasque impedem ou eliminam a corrosão irão aumentar a vida do componente e sua confiabilidade.Os fatores a considerar para a seleção do método de proteção, como já foi dito, são:  * Condições ambientais  * Custo  * Grau de proteção necessário  * Conseqüências de falha imprevista em serviçoA proteção pode ser feita das seguintes formas:  * Criação de uma barreira impermeável entre o aço e omeio corrosivo  * Introduzindo uma substância que inibe a ação química da corrosão  * Induzindo uma atividade galvânica que atua contra a atividade galvânica da corrosão 1. Proteção por Zincagem O processo de corrosão dos metais está diretamente relacionado com o potencial de oxidação de eletrodo, que remove os elétrons do ferro formando cátions Fe++, quanto mais positivo for o potencial...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • eletrodo de sacrificio
  • eletrodo sacrifício
  • Eletrodo de sacrificio
  • eletrodo de sacrificio
  • Eletrodo sacrifício e eletrólise
  • Relatório Eletrodo de Sacrifício
  • Sacrificio
  • Sacrificio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!