Eletrodinamica2

980 palavras 4 páginas
Eletrodinâmica:
Corrente Elétrica e Resistência Elétrica

Eletrodinâmica:
Corrente Elétrica e Resistência Elétrica

Pesquisa apresentada para obtenção de nota parcial da cadeira de Física
Eletromagnetismo.

INTRODUÇÃO
O conceito de corrente elétrica é de um fluxo de cargas de um fluxo de elétrons em um fio condutor. A vários tipos de fluxo, por exemplo, a água que sai da torneiro é um fluxo e como fazer pra medir esse fluxo? Mede-se a quantidade de litros caindo por minuto ou por hora um outro exemplo é o fluxo de carros que passa na sua, mede-se isso do mesmo jeito, a quantidade de carros que passa por minuto ou hora.
Corrente Elétrica segue esse mesmo principio de um fluxo de cargas que passa em um fio condutor.

1.0 - CORRENTE ELÉTRICA
A corrente elétrica é o movimento ordenado de partículas eletricamente carregadas. A partir de um condutor metálico podemos explicar que dentro desses condutores há muitos elétrons livres, sem direção determinada. Ao aplicar-se uma diferença de potencial elétrico (d.d.p./ tensão) entre dois pontos do metal, estabelece-se um campo elétrico interno e os elétrons passam a se movimentar numa certa ordem, constituindo assim a corrente elétrica. É possível haver corrente de íons positivos e negativos em soluções eletrolíticas ou gases ionizados.
A corrente elétrica é definida como a razão entre a quantidade de carga que atravessa certa secção transversal do condutor num intervalo de tempo. A unidade de medida é o Coulomb por segundo (C/s), chamado de Ampère (A) no Sistema
Internacional em homenagem ao físico e matemático francês André-Marie Ampère
(1775-1836).

( 1 Imagem 1)

Como vemos na imagem temos cargas negativas desordenadas caoticamente ao ligar-se um fio condutor os elétrons tendem a se deslocar no sentido da carga positiva ( lembrando que sinais opostos se atraem).

1 Imagem retirada do site http://fisicaprofronaldoramos.blogspot.com.br/2012/08/corrente-eletrica.html

1.1 – INTENSIDADE
Intensidade média de corrente

Relacionados