Eletrocnica basica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE ELETRÔNICA BÁSICA
www.edtecsoft.com Por: Edmar de Lima
USO DO MULTITESTER (MULTÍMETRO O multitester ou multímetro é o aparelho usado para medir corrente elétrica (DCmA) ou (DCA), tensão contínua (DCV), tensão alternada (ACV) e resistência elétrica ( ). A função do multitester pode ser escolhida através da chave seletora localizada abaixo do painel. Existem dois tipo de multitester: oanalógico (de ponteiro) e o digital (de visor de cristal líquido). Cada um tem sua vantagem: o analógico é melhor para testar a maioria dos componentes enquanto o digital é melhor para medir tensões e testar resistores. Abaixo vemos os dois tipos citados.

MULTITESTER FUNCIONANDO COMO OHMÍMETRO Para usar a função de ohmímetro, antes temos de tomar alguns cuidados. Para testar os componenteseletrônicos no circuito, o mesmo deve estar desligado da alimentação. Também não devemos guardar o multitester na função de ohmímetro, em nenhuma das escalas, pois isto acaba rapidamente com as pilhas e baterias. Para saber se o ohmímetro está queimado, coloque a chave em X1 ou X10 e segure nas pontas pela parte metálica. O ponteiro não deve mexer, caso contrário, a escala está queimada (resistorinterno X1 geralmente usa um de 18 ohms e X10 um de 200 ohms).

1. Coloque o multitester na escala do ohmímetro apropriada ao componente (X1, X10, 2. 3.
X100, X1K ou X10K); Zere o multitester (encoste as pontas e ajuste o potenciômetro do painel até o ponteiro parar no zero) Coloque as pontas no componente, faça a leitura na última fileira de cima do painel e acrescente os zeros da escala que estivera chave seletora (X1 - leitura direta, X10 acrescenta um zero, X100 - acrescenta dois zeros e assim por diante). Abaixo vemos como zerar o multitester: 01

TÉCNICAS DE SOLDAGEM DE COMPONENTES Esta aula do curso é muito importante para aqueles que trabalham ou querem trabalhar com eletrônica ou mesmo para quem gosta de eletrônica por hobbie. Uma boa soldagem é o primeiro passo para o perfeitofuncionamento de qualquer circuito eletrônico. Atualmente os ferros de solda mais utilizados são os de 30 e os de 40 W. Abaixo vemos estes dois tipos, assim como a estrutura interna desta importante ferramenta:

O ferro de solda ou soldador é formado por um tubo de ferro galvanizado contendo uma resistência de níquel-cromo e uma ponta metálica em seu interior. Ao passar corrente elétrica pelaresistência, esta aquece a ponta até chegar numa temperatura apropriada para derreter a solda. A seguir vamos estudar os vários ítens relacionados com uma boa soldagem.Acompanhe; LIMPEZA DO FERRO DE SOLDA Existem muitas marcas de ferros de solda. Algumas muito boas como "Hikary", "Weller", "Fame", etc e outras não tão boas. Porém qualquer que seja a marca do soldador, devemos tomar alguns cuidadospara ele durar o máximo tempo possível: Limpeza e estanhagem da ponta - Segure o ferro pelo cabo e à medida que ele vai esquentando, derreta a solda na ponta para esta ficar brilhante e da cor do estanho. A seguir vemos como deve ficar:

02

Quando a ponta já está quente, vai acumulando uma crosta de sujeira. Para limpá-la basta passar numa esponja de aço ou numa esponja vegetal úmida, daquelasque vêm no suporte do ferro. Também é possível comprar esta esponja separada. NÃO SE DEVE NUNCA LIXAR OU LIMAR A PONTA. ISTO ACABA RAPIDAMENTE COM A MESMA. MANUTENÇÃO DO FERRO DE SOLDA 1 - Troca da resistência - Os ferros mais caros podem ter a resistência trocada com certa facilidade e compensa. Desparafuse e retire a ponta. Tire os parafusos do cabo e empurre o fio da resistência para dentro.Retire o "espaguete" da emenda da resistência. Não perca estes "espaguetes" já que além de isolantes elétricos, são isolantes térmicos. Coloque a nova resistência dentro do tubo metálico. Refaça a emenda do cabo de força e recoloque os "espaguetes". Posicione a resistência até ela encostar bem perto da ponta. Recoloque os parafusos do cabo e a ponta. Abaixo vemos o procedimento:

2 - Troca da...
tracking img