Eletrocardiograma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O eletrocardiograma é simplesmente um gráfico de um voltímetro que faz a representação da voltagem em função do tempo.

O eletrocardiograma (ECG) é a ferramenta clínica mais comum utilizada para diagnosticar disfunções elétricas do coração. Em sua aplicação mais comum, duas ou mais derivações metálicas são aplicadas na superfície cutânea, e a voltagem obtida pelas derivações é representada numatela de vídeo ou desenhada numa tira de papel. O mecanismo pelo qual o coração produz voltagens detectáveis na superfície corporal é extraordinariamente complexo. Entretanto, podem-se usar princípios físicos elementares para se desenvolver um modelo intuitivo do modo como o ECG trabalha; esse modelo intuitivo é adequado para a maioria das aplicações clinicas.
O entendimento intuitivo do ECGcomeça com o conceito de um dipolo elétrico num meio condutor (Fig.1). Dipolo é um par de cargas elétricas (uma carga positiva e uma negativa) separadas por uma distancia, sendo uma pilha comum de lanterna bom exemplo de dipolo. A pilha tem um terminal positivo (onde há excesso de carga positiva) e um terminal negativo (onde há excesso de carga negativa), e os dois terminais estão separados pordeterminada distancia. Caso tal dipolo seja colocado em um meio condutor (por exemplo, um frasco cheio de solução de cloreto de sódio), correntes iônicas fluirão através da solução. Íons positivos na solução fluem para o terminal negativo do dipolo e vice-versa. O fluxo de íons gera diferentes voltagens na solução de salina. Essa diferença de voltagem pode ser detectada colocando-se os eletrodos dovoltímetro no perímetro da solução salina. Na Fig. 1, um eletrodo colocado no ponto A poderia medir uma voltagem mais positiva que um eletrodo posicionado no ponto B. Há uma voltagem positiva no ponto A em relação ao ponto B; de modo equivalente, há uma diferença de voltagem positiva entre os pontos a e B. os pontos C e D estão igualmente próximos aos terminais positivos e negativo do dipolo, de sorteque nenhuma diferença de voltagem pode existir entre as derivações posicionadas nos pontos C e D .
Na Fig. 2, a bateria dentro do frasco com solução salina foi trocada por uma única célula muscular cardíaca alongada. As voltagens detectadas no ponto A em relação ao ponto b e no ponto C em relação ao ponto D estão representadas por cinco condições diferentes. Na condição 1, a célula inteira seencontra em um potencial de repouso da membrana. A célula em repouso está carregada negativamente na parte interior do seu perímetro. Externamente, a célula não possui aparência de dipolo porque está carregada simetricamente em seu perímetro. Portanto, a diferença de voltagem entre o ponto A e o ponto B seria zero. A diferença de voltagem entre o ponto C e o ponto D também seria zero.
Na condição2, o potencial de ação foi formado na terminação esquerda da célula e se espalhou para a terminação direita da célula. Isto é, a terminação esquerda da célula está despolarizada e se encontra no platô de seu potencial de ação, ao passo que a terminação direita da célula ainda está no potencial de repouso da membrana. Nessas condições, a célula forma um dipolo elétrico, com a parte externa da célulacarregada positivamente na terminação direita e negativamente na terminação esquerda. Portanto, uma voltagem positiva poderia existir no ponto A em relação ao ponto B. Assim, a voltagem no ponto C em relação ao ponto D ainda seria zero, porque nenhum ponto está próximo à terminação positiva da célula.
Na condição 3, a célula inteira está despolarizada. Isto é, a célula inteira está num platô doseu potencial de ação, de modo que nenhuma diferença de voltagem existe ao redor do perímetro da célula. Portanto, a voltagem obtida é zero.
Na condição 4, a célula está se repolarizando; a terminação esquerda da célula retorna ao estado de repouso e a terminação direita ainda está no platô de seu potencial de ação. Nessas condições, a voltagem no ponto A é negativa em relação ao ponto,...
tracking img