Eletroímã

Páginas: 3 (526 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2011
Eletromagnetismo:
Eletroímã

Material:

1 Perfil dobrado em U
5 Metros de fio esmaltado 0,5 mm
1 Fonte variável

Procedimentos:

Enrolar o fio esmaltado em torno de cada lado do perfildando 130 espiras de cada lado.
Ligado a fonte variável no fio fazendo com que o perfil fique magnetizado, simulando o funcionamento de um imã natural.
O fio foi ligado pela fonte variável na voltagemde 4V, 10V, 15 V e 20 V.
Após ter escolhido as voltagem foi medido com um multímetro a corrente do eletroímã e verificado a força de atração exercita pelo campo magnético.

Fundamentos Teóricos:O eletroímã (português brasileiro) ou eletroíman (português europeu) (AO 1945: electroíman) é um dispositivo que utiliza corrente elétrica para gerar um campo magnético, semelhantes àquelesencontrados nos ímãs naturais. É geralmente construído aplicando-se um fio elétrico espiralado ao redor de um núcleo de ferro, aço, níquel ou cobalto ou algum material ferromagnético.

Quando o fio ésubmetido a uma tensão, o mesmo é percorrido por uma corrente elétrica, o que gerará um campo magnético na área a este aspecto, espira através da Lei de Biot-Savart. A intensidade do campo e a distância queele atingirá a partir do eletroímã dependerão da intensidade da corrente aplicada e do número de voltas da espira.

A passagem de corrente elétrica por um condutor produz campos magnéticos nas suasimediações e estabelece um fluxo magnético no material ferromagnético envolto pelas espiras do condutor. A razão entre a intensidade do fluxo magnético concatenado pelas espiras e a corrente queproduziu esse fluxo é a indutância.

O pedaço de ferro apresenta as características de um ímã permanente, enquanto a corrente for mantida circulando, e o campo magnético pode ser constante ou variável notempo dependendo da corrente utilizada (contínua ou alternada). Ao se interromper a passagem da corrente o envolto pelas espiras pode tanto manter as características magnéticas ou não, dependendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eletroimã
  • Eletroima
  • Eletroímã
  • O que é um eletroímã
  • Eletroimã
  • Eletroima
  • eletroima
  • Eletroimã

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!