Eletricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATERRAMENTO TT

01) No esquema TT, o ponto da alimentação está diretamente aterrado e as massas da instalação estão diretamente ligadas ao aterramento, independentemente do eletrodo de aterramentoda alimentação (PE é o condutor de aterramento e D é o disjuntor). O esquema TT é concebido de tal modo que o percurso de uma corrente produzida por uma falta fase-massa em um equipamento dainstalação (figura 1(a)) inclua a terra e que a elevada impedância desse percurso limite o valor da corrente de falta não permitindo a atuação do disjuntor.
[pic]
Figura 1: (a) Percurso da corrente de falta.(b) Tensão de contato

Na figura 1(a), RA é a resistência do aterramento da massa do equipamento elétrico e RB é a resistência do aterramento da fonte de alimentação. Na figura 1(b), RH é aresistência do corpo humano incluindo o contato dos pés com o chão e UC é a tensão de contato.

A figura 2 mostra um circuito equivalente que será utilizado para análise do risco a que ficará sujeita pessoa.Nesse circuito é desprezada a resistência dos condutores do percurso da corrente por ser muito pequena (da ordem de miliohms).

[pic]
Figura 2: Circuito elétrico equivalente simplificado paracálculo da tensão de contato a que ficará
submetida uma pessoa acidentada.


Para a situação em que uma pessoa toca a massa energizada acidentalmente, a tensão de contatoUC
pode ser calculada pelaaplicação da seguinte expressão:




[pic]

onde, U0 é a tensão fase neutro da instalação.

A situação desejável é que a tensão de contato seja a mais baixa possível. Como normalmente RB épequena (de 1 a 10W ) em comparação com a resistência do corpo humano ( RH ), em geral, da ordem de 1.000Ω para uma pessoa calçada e vestida e seca, é fácil concluir da expressão que quanto menor for aresistência do aterramento das massas, RA , menor seráUC , diminuindo o perigo. Portanto, a situação ideal é que para um valor especificado de RB a resistência do aterramento das massas seja a menor...
tracking img