Eletricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A matriz energética no Brasil e os impactos na economia e meio ambiente.
Leandro Soares de Souza.*

Resumo

A geração média anual de energia elétrica no Brasil é da ordem de 50 GW médios, atendido em mais de 80% através de usinas hidroelétricas. O custo da expansão do sistema de geração do país por intermédio de uma única fonte não se mostra competitivo As situações de escassez e deenergia, conforme os períodos chuvosos sejam satisfatórios ou não, para manter cheios os reservatórios das usinas hidroelétricas, pelo menos o suficiente para superar a estação seca. Apesar do potencial hidráulico ainda por ser explorado, ele se situa em grande parte na região amazônica, onde as quedas de água mais importantes ficam cada vez mais afastadas dos grandes centros deconsumo, apresentando como característica básica volumes com desníveis pequenos. Para garantirem um o fornecimento. A expansão do sistema de geração de energia elétrica alternativa é essencial, pois apenas a fonte hidráulica não seria capaz de conseguir suprir a demanda. A capacidade termelétrica a gás natural instalada no Brasil soma atualmente 8.340 MW, o que corresponderia a um consumopotencial de 42,9 milhões de m3/dia, Os custos de geração com fontes eólica, biomassa, rejeitos da cana-de-açúcar em particular, e PCH podem ficar tão competitivos no curso prazo quanto são as fontes tradicionais até agora exploradas, hidráulica, gás natural, carvão e nuclear. Uma participação mais equilibrada de todas essas fontes poderia ser uma alternativa para gerar a potência necessária para ocrescimento social e econômico do país.

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos a matriz energética brasileira, sofreu mudanças na forma de geração de eletricidade por conta das soluções adotadas para a crise de energia na década de noventa a dois mil. A adoção das novas fontes de energia impactou tanto lado econômico quanto ambiental no Brasil. A demanda crescente por energia elétrica em todo o país,resultou em investimentos por parte da iniciativa privada que antes era exclusivamente estatal, aumentando o capital investido no setor, com mais intensidade nos parques de geração eólica do país. As empresas envolvidas na construção e manutenção das usinas geram a riqueza em comunidade muitas vezes isolada e sem fonte de renda, chegam as empresa de serviços de manutenção, locação de equipamentos eveículos, fábrica de cimento e pré-moldados, transportadores e após a construção ficam os impostos e os empregos diretos e indiretos, as usinas também movimentam portos e aeroportos regionais, incentivando ampliações e com isso atraindo mais fabricas e prestadoras de serviço para o local. O impacto ambiental preocupa ambientalista e a comunidade envolvida, alagamentos de grandes regiões de florestaa devastação e áreas de mangue e a queima de combustível fóssil são alguns dos problemas envolvendo a geração de energia.
OBJETIVO
Este artigo apresenta a matriz elétrica brasileira, e tem como objetivo apresentar as mudanças e os investimentos no setor nos últimos anos, através de pesquisa sobre os diversos meios de geração de energia..
Hidroelétrica.
Uma das formas pioneiras foi àenergia hidráulica implantada no tempo do segundo império por D. Pedro II.
O Brasil construiu a primeira hidrelétrica, no município de Diamantina, utilizando as águas do Ribeirão do Inferno, afluente do rio Jequitinhonha, com 0,5 MW (megawatt) de potência e linha de transmissão de dois quilômetros.
www.aneel.gov.br/arquivos/PDF/atlas_par2_cap3.pdf

Responsável por 80% da matriz energética osinvestimentos no Setor vão além das questões técnicas e ambientais, e também as econômicas. O custo para investimento em energia elétrica é bastante variável a depender da fonte. Por questões diversas, que passam pela disponibilidade do recurso natural, desenvolvimento tecnológico,. No Brasil, segundo dados do MME de junho de 2005, à vantagem na geração de energia de fonte hidráulica perante outras...
tracking img