Eletricidade e eletronica etapa 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE LIMEIRA


DIEGO HENRIQUE DE SOUSA RA:3712657643
LEANDRO APARECIDO MANSUR RA:4252059585
RICHARD WILLIAN FlÔRENCIO RA:4476877569
THIAGO RIBEIRO DE SÁ RA:3715674092


Eletricidade e Eletrônica

RELATORIO ETAPA 2

LIMEIRA
2012

FACULDADE ANHANGUERA DE LIMEIRA


DIEGO HENRIQUE DE SOUSA RA:3712657643
LEANDRO APARECIDO MANSURRA:4252059585
RICHARD WILLIAN FlÔRENCIO RA:4476877569
THIAGO RIBEIRO DE SÁ RA: 3715674092

Relatório: Etapa 2

Este é o trabalho de Eletricidade e Eletrônica Profissional elaborada pela professor Pedro do curso de Ciências da Computação da 2º Série do 2º.

.

LIMEIRA
2012

3) Resistencia:
Resistência elétrica é a capacidade de um corpoqualquer se opor à passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada. Seu cálculo é dado pela Primeira Lei de Ohm, e, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), é medida em ohms. É bom entendermos um pouco sua funcionalidade assim poderemos desenvolver e entender sobre quantidades de elétrons, que são mantidos. Mas resistência é a situação que se encontra oselétrons, para compreender vamos primeiro analizar o funcionamento do Resistor.
Resistor é um equipamento elétrico, usado em eletrônica e em outras áreas, que tem a finalidade de dificultar e resistir a passagem de uma corrente elétrica. Seu uso é frequente para conseguir controlar a intensidade e a tensão causadas pela passagem de correntes elétricas. Em outras aplicações, os resistores sãoresponsáveis para obter calor: isso porque, ao se opor à passagem da corrente elétrica, esse “atrito” vira energia térmica (calor). Essa segunda aplicação é descrita no efeito joule (transformação de energia elétrica em energia térmica por meio da passagem de corrente elétrica através de um condutor). A unidade dada a essa resistência à corrente elétrica é chamada Ohm, em homenagem a Georg SimonOhm, que formulou a lei de Ohm.

    O efeito joule, que usa os resistores para funcionar, é muito útil para o ser humano: prova disso é que, por exemplo, o chuveiro elétrico trabalha com esse efeito para aquecer a água. É passada uma grande quantidade de energia elétrica num resistor, os elétrons da corrente elétrica se chocam com os átomos do resistor, nessas colisões são transferidas parte daenergia cinética dos elétrons para os átomos, aumentando sua temperatura. No caso do chuveiro, esses resistores aquecem a água.
    Esse dispositivo pode ser construído com vários matérias, mas o mais comum para sua construção é o carbono. Seus componentes são, geralmente , uma fita de carbono enrolado num tubo cerâmico. Uma ponta tem um terminal de fio ( para continuar o trajeto da correnteelétrica) e a  outra de tampa. Feito isso o tubo é coberto com um material isolante, para que não escape energia pelo sistema. Por último, são pintadas no resistor faixas coloridas transversais. Essas cores trarão informações importantes relativas ao valor da resistência do aparelho.

     As cores pintadas no resistor dão informações sobre quantos ohms o tal resistor oferece. Os valores correspondentes acada cor são:
Preto = 0
Marrom = 1
Vermelho = 2
Laranja = 3
Amarelo = 4
Verde = 5
Azul = 6
Violeta = 7
Cinza= 8
Branco= 9    

    São pintadas de três a quatro faixas no resistor.  As três primeiras faixas são relativas à quantidade de ohms oferecida pelo resistor, sendo que a terceira tem um valor diferente das duas primeiras. Enquanto a  primeira e a segunda mostram os valores numéricos no daquantidade de ohms, a terceira faixa serve para mostrar quantos “zeros” devem ser acrescentados no número. Se num resistor temos a primeira faixa de cor marrom, a segunda de cor cinza e a terceira laranja teremos a seguinte interpretação: marrom (1) cinza (8) laranja (3), teremos 18.000. Há ainda a possibilidade de haver um quarta faixa. Essa tem a intenção de mostrar a uma “margem de erro” do...
tracking img