Eletricidade geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1690 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução.
Sempre que uma corrente elétrica percorre um condutor, um campo magnético é gerado ao redor do mesmo. Os princípios do magnetismo são uma parte importante da eletricidade, pois além dos motores elétricos, eletroímãs são utilizados em vários componentes elétricos.
Um Motor Elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica em energia mecânica. É o mais usado de todos ostipos de motores, pois combina as vantagens da utilização da energia elétrica (baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando).
Os tipos mais comuns são: Motores de CC, Motor Universal (CC ou CA), Motor CA (Síncrono ou Assíncrono).
Os motores são construídos de acordo com a rede. Os motores monofásicos possuem apenas um conjunto de bobinas e sua alimentação é feita poruma única fase. São empregados para cargas de pequena potência, como ventiladores, geladeiras etc.
Já o motor trifásico apesar de funcionar sob o mesmo princípio do motor monofásico, sua alimentação é feita por três sistemas monofásicos, defasados 120°. São os mais utilizados na indústria em geral, devido à aplicação em cargas de grande potência. São exemplos motores de bombas, britadores ecorreias transportadoras.
O motor é composto basicamente por:
Estator: Carcaça (estrutura do conjunto), Núcleo de chapas (chapas de aço magnético), Enrolamento (conjunto de bobinas).
Rotor: Eixo (transmite potência mecânica desenvolvida pelo motor), Núcleo de chapas (chapas de aço do rotor), Barras e anéis de curto-circuito (são de alumínio).

Princípio de Funcionamento.
Quando dois imãs sãoaproximados, o fluxo magnético em torno destes irá causar uma interação entre os mesmos. Se os imãs forem aproximados com os pólos contrários, os imãs irão se atrair e se forem com pólos iguais irão se repelir.
Uma bobina com fio condutor, percorrida por uma corrente elétrica age como um imã. Os laços individuais da bobina agem como pequenos imãs. Os campos individuais se somam formando um campoprincipal. A força do campo pode ser aumentada adicionando mais voltas à bobina ou ainda, se aumentarmos a corrente que circula pela mesma.
Aqui pretendemos examinar os componentes básicos dos motores elétricos; ver “o que faz um motor elétrico girar”, e como os motores diferem um dos outros.
O rotor do motor, precisa de um torque para iniciar o seu giro. Este torque normalmente é produzido porforças magnéticas desenvolvidas entre os pólos magnéticos do rotor e aqueles do estator. Forças de atração ou de repulsão, desenvolvidas entre estator e rotor, “puxam” ou “empurram” os pólos móveis do rotor, produzindo torques, que fazem o rotor girar mais e mais rapidamente, até que os atritos ou cargas ligadas ao eixo reduzam o torque resultante ao valor 'zero'. Após esse ponto, o rotor passa agirar com velocidade angular constante. “Tanto o rotor como o estator do motor devem ser “magnéticos”, pois são essas forças entre pólos que produzem o torque necessário para fazer o rotor girar.
Todavia, mesmo que ímãs permanentes sejam frequentemente usados, principalmente em pequenos motores, pelo menos alguns dos “ímãs” de um motor devem ser “eletroímãs”.
Um motor não pode funcionar se forconstruído exclusivamente com ímãs permanentes!
Isso é fácil de perceber pois, não só não haverá o torque inicial para “disparar” o movimento, se eles já estiverem em suas posições de equilíbrio, como apenas oscilarão, em torno dessa posição, se receberem um “empurrão” externo inicial.
É condição necessária que algum “pólo” altere sua polaridade para garantir a rotação do rotor.

|
Um motorsimples consiste de uma bobina que gira entre dois ímãs permanentes. (a) Os pólos magnéticos da bobina (representados como ímã) são atraídos pelos pólos opostos dos ímãs fixos. (b) A bobina gira para levar esses pólos magnéticos o mais perto possível um do outro, mas, (c) ao chegar nessa posição o sentido da corrente é invertido e (d) agora os pólos que se defrontam se repelem, continuando a...
tracking img