Eletricidade basica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4923 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE BELO HORIZONTE
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ELETROTÉCNICA INDUSTRIAL
ELETRICIDADE BÁSICA

Atividades Práticas Supervisionadas
(ATPS)


Belo Horizonte
Setembro de 2012.

Etapa 1 Passo 1:
TENSÃO ELÉTRICA

Tensão elétrica ou voltagem é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Sua unidade de medida é o volt, o nome é homenagem ao físico italianoAlessandro Volta.
Para facilitar o entendimento do que seja a tensão elétrica pode-se fazer um paralelo desta com a pressão hidráulica. Quanto maior a diferença de pressão hidráulica entre dois pontos, maior será o fluxo, caso haja comunicação entre estes dois pontos. O fluxo (que em eletrodinâmica seria a corrente elétrica) será assim uma função da pressão hidráulica (tensão elétrica) e daoposição à passagem do fluido (resistência elétrica). Este é o fundamento da lei de Ohm:

V=R.I

onde:

R = Resistência elétrica
I = Intensidade da corrente
V = Diferença de potencial ou tensão

CORRENTE ELÉTRICA

Em eletricidade há um termo que denominamos de voltagem, potencial elétrico e/ou tensão. Na verdade, isso é como uma pressão pronto para ser utilizada. A corrente é a velocidadeque a carga elétrica passa por um determinado equipamento. Essa corrente será variável com a resistência do equipamento.
Como analogia vamos comparar uma instalação elétrica com uma instalação hidráulica. Imagine uma caixa d'água com cano longo onde se encontra uma torneira. O peso da água no interior da caixa podemos comparar com a tensão. A torneira, podemos comparar com o equipamento ligado.Ora, quanto mais você abrir a torneira menor será a resistência para o fluxo da água e, conseqüentemente, a água fluirá mais rapidamente. Essa velocidade da água podemos comparar com a corrente elétrica passando pelo equipamento ligado na tomada.
RESISTÊNCIA ELÉTRICA

É a dificuldade ou oposição que um certo condutor oferece à passagem de corrente elétrica. Essa dificuldade depende do tipo dematerial, bem como da mobilidade das partículas.
Na resistência elétrica só existe a transformação de energia elétrica em energia térmica (calor). O elemento que transforma integralmente energia elétrica em calor é denominado resistor.
A unidade utilizada universalmente para a medida de resistência é o OHM. Essa unidade de medida foi escolhida em homenagem ao físico alemão " George Simon OHM(1787-1854). Seus múltiplos mais conhecidos são Quilo-OHM e Mega-OHM.

Passo: 2

GRANDEZAS ELÉTRICAS

As grandezas elétricas foram criadas para que se possa estudar e analisar com mais facilidade acontecimentos de cunho físico. Sendo assim, o ramo Eletricidade, dentro de física, estuda o movimento dos elétrons em um condutor e suas conseqüências, como por exemplo a geração de um campoelétrico, ou a transmissão de energia entre dois pontos, dentre outras atividades. As quatro grandezas principais em eletricidade são: corrente, tensão,resistência e potência.
Corrente elétrica:
• A corrente elétrica é originada a partir do movimento das cargas elétricas. É, portanto, o fluxo de cargas por unidade de tempo.
• Representa-se a corrente elétrica pelas letras I, i ou i(t). A letramaiúscula De nota variáveis contínuas, que não variam no tempo.
•Variáveis dependentes do tempo são denotadas por letras minúsculas ou por funções de t. Usa-se o formato itálico para diferenciar variáveis do texto normal.
• A unidade de medida de corrente elétrica é o ampère (A). Normalmente se utilizam também múltiplos e submúltiplos da unidade base, que são: - microampères (μA), miliampères - (mA),kiloampères (kA), entre outras.

PRINCIPAIS GRANDEZAS ELÉTRICAS

Tensão elétrica:
• A tensão elétrica está relacionada com a energia necessária para o deslocamento de cargas elétricas. Também conhecida por voltagem ou diferença de potencial.
• É representada pelas letras V, v ou v(t).

Vazão ou caudal
E o volume de determinado fluido que passa por uma determinada seção de um conduto...
tracking img