Eletricidade aplicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 164 (40816 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

MARCOS ALFREDO SALAMI

RESISTORES E CAPACITORES UTILIZANDO LÁPIS, PAPEL E PLÁSTICO

Dissertação de Mestrado

PORTO ALEGRE, 2004

MARCOS ALFREDO SALAMI

RESISTORES E CAPACITORES UTILIZANDO LÁPIS, PAPEL E PLÁSTICO

Dissertação apresentada como requisito parcial à obtenção do grau de Mestre em Educação em Ciências eMatemática da Faculdade de Química da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Prof. Dr. João Bernardes da Rocha Filho

Porto Alegre 2004

3

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)

S159r

Salami, Marcos Alfredo Resistores e capacitores utilizando lápis, papel e plástico / Marcos Alfredo Salami. – Porto Alegre, 2003.
183 f. : il. Dissertação(Mestrado) – Fac. de Química, PUCRS, 2004.

1.

Eletricidade



Ensino.

2.

Eletricidade



Experiências. 3. Aprendizagem. 4. Experimentação. 5. Educação – Métodos Experimentais. 6. Resistores. 7. Capacitores. 8. Grafite. 9. Investigações. I. Título.
CDD 537.072 621.3130724
Bibliotecária Responsável Iara Breda de Azeredo CRB 10/1379

4

AGRADECIMENTOS

Ao diretor do MCT, prof.Dr. Jeter Jorge Bertoletti e ao prof. Gustavo Luiz Pereira de Araújo, coordenador do NAECIM, ambos meus superiores que não titubearam para apoiar-me na realização do mestrado. Ao meu orientador, Prof. Dr. João Bernardes da Rocha Filho pela orientação segura do trabalho e pelas palavras de ânimo. A minha namorada Célia, pelo amor e entendimento dos momentos que passei. Ao meu irmão Paulo, peloestímulo para prosseguir na caminhada. Ao meu pai Alfredo e minha mãe Dorvalina por me aceitarem como filho nessa encarnação. As irmãs, por afinidade, Denise Kriedte da Costa, Margarete J. V. Centeno Hülsendeger e ao irmão adicional Zenar Pedro Schein, pelo companheirismo e apoio na jornada. Às amigas do plano espiritual, conhecidas pelo pseudônimo de irmã Lúcia, irmã Rita, bem como os demais anônimosque acompanham a minha caminhada nesta encarnação. Ao meu anjo da guarda e a Jesus, por suportarem minhas queixas e me revigorarem para vencer o desafio. A Marília Rangel Maciel, Pedro Ubirajara Schrage, Manuela Klanovicz Ferreira, Thiago Stein Motta e a Profa. Rita de Cássia da Costa por me auxiliarem grandemente na realização do trabalho. Aos professores de física das escolas públicas eparticulares de Porto Alegre que participaram da oficina sobre resistores e capacitores.

5

Tudo é luta na vida. Esta parece querer exprimir-se sobretudo em forma de luta, e exercitar desta maneira a sua maior atividade. É a vida uma contínua tensão para vencer em qualquer plano. Nas suas fases mais primitivas, vencer a fera inimiga, na atual fase de vida em sociedade, vencer o próximo a fim desuplantá-lo; no biótipo do super-homem vencer para subjugar e superar as leis inferiores da animalidade e dar ao mundo novas diretrizes. Lutar para vencer, ou seja, para elevar-se, ascender, evolver. A lei suprema da evolução toma a forma de luta desesperada, para remir-se da dor e do mal e conquistar a felicidade. Esta encontra-se escrita e arde perenemente no fundo da alma humana, como um instinto,um anseio inextinguível, um sonho, uma fé, como uma utopia que sabemos fugir longínqua e inatingível, mas na qual o homem é obrigado a crer, contra todas as aparências e dificuldades, até ao desespero. Isto porque, sem tal fé num futuro melhor, mesmo que pareça loucura, não teria o homem mais conforto na fadiga de ascender, nem mais finalidade na sua caminhada, nem luz alguma de esperança noamanhã. São por isso importantes elementos a utopia e a fé e fazem parte integrante da mecânica da vida. Por mais que desprezem tudo isso os céticos e os práticos positivos, se existe isso na vida, alguma função deve ter, e é justamente a de antecipar o futuro. A série das mesquinhas, ilusórias e instáveis aquisições, que estão ao nosso alcance na existência terrena, não é suficiente para dar...
tracking img