Eletricidade aplicada atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 1 :

Aula Tema : Indutores

Passo 1 :

Assista o vídeo no YouTube, moderno site de divulgação de conteúdos da Internet, denominado “Mago da Física - Freio Eletromagnético (Leis de Faraday e Lenz)”, que aborda de forma criativa os conceitos a serem reafirmados nesse passo. Busque esse vídeo usando os mecanismos de busca do site YouTube ou mesmo Google.

Passo 2 :

Resumo dopricípio físico sobre a lei de Faraday e Lenz

1. Introdução Teórica

Com o estudo das experiências feitas com um tubo de acrílico e um metal em formato cilíndrico e um tubo de cobre e um metal cilíndrico imã , conseguimos ver a aplicação das Leis de Faraday e Lenz perfeitamente nessa experiência e também a importância para a humanidade e que pode ser aplicada em algum tipo de equipamento quevenha a beneficiar as pessoas .
O link do vídeo consta no site : http://www.youtube.com/watch?v=s5Jx8_905KY e tem a descrição : Mago da Física - Freio Eletromagnético (Leis de Faraday e Lenz)

2. Descrição

A experiência é medir o tempo de queda do metal cilíndrico normal e o metal cilíndrico ímã dentro do tubo de acrílico e comparar o tempo de queda com metal cilíndrico normal e o metalcilindrico (imã) dentro do tubo de cobre .
Quando lançado o metal cilíndrico dentro do tubo de acrílico o mesmo passa pelo tubo rápidamente sem nenhum impedimento, e também quando o metal cilíndrico imã é colocado no tubo de acrílico, tem o tempo de queda igual ao metal cilíndrico normal .
No outro teste é colocado o metal cilíndrico normal dentro do tubo de cobre e o seu tempo de queda é o mesmo paracom o tubo de acrílico, porém quando o metal cilíndrico é colocado dentro do tubo e cobre ele demora muito tempo até passar por todo o corpo do tubo de cobre .

3. Conclusão

Quando o metal cilíndrico é lançado no interior do tubo de cobre, um campo magnético passa no interior do tubo de cobre e cada anel do tubo de cobre se comporta como uma espira de uma bobina ou indutor e ao imãatravessar o tubo de cobre temos um campo magnético variável , pois o imã esta descendo e gerando uma força eletromotriz induzida de acordo com a Lei de Faraday . A força eletromotriz provoca uma corrente elétrica, pois por o tubo ser fechado o circuito é fechado , e a corrente elétrica induzida deve obedecer a Lei de Lenz que gera um campo magnético que se contrapõem ao que a originou gerando uma forçamagnética para cima . Por fim temos a força peso que atua sobre o metal cilindrico imã puxando para baixo , temos a força magnética puxando o imã para cima do tubo , sendo que as duas se anulam e temos uma resultante igual a zero . O resultado é ter uma queda com velocidade uniforme .

Passo 3 : Os valores comerciais encotrados no mercado para indutores em Henry (H) :

1.0H 1.1H 1.2H 1.3H1.5H 1.6H 1.8H 2.0H
2.2H 2.4H 2.7H 3.0H
3.3H 3.6H 3.9H 4.3H
4.7H 5.1H 5.6H 6.2H
6.8H 7.5H 8.2H 9.1H

Para obter os demais valores basta multiplicar por : mili , micro, nano e pico.

Passo 4 :
1. Introdução Teórica
Os indutores são feitos e são usados para o propósito de armazenar energia em um campo magnético e é utilizado em sinais de CA e consegue alterar suas características . Sãoutilizados em circuitos analógicos e de processamento de sinais, incluindo recepções e transmissões de rádio. Um filtro eletrônico pode usar indutores em conjunto com capacitores e outros componentes para filtrar partes específicas da frequência do espectro.
Um indutor é normalmente usado em fontes de alimentação para filtro de frequência , pode ser usado também em circuitos de áudio para cortes defrequência e em sistemas de alimentação de energia elétrica, Telecomunicações, Militar, Industrias eletroeletrônicas, Iluminação Pública, Industrial e Residencial Distribuição de energia, Eletrodomésticos, Naval entre outras aplicações .
Tipos de construções e materiais empregados em um indutor :
▪ Indutores elétricos, tipo toroidal, bastão, EE, laminado, ar ou sob encomenda.
▪ Indutores...
tracking img