Eletrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7068 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto de redução de queima de motores

Estudo: A Importância da Manutenção em Motores Elétricos.

Finalidade: Intervir na situação de anormalidade e garantir o bom desempenho da produção

Objetivos específicos do trabalho:
- Avaliar a real condição dos equipamentos instalados. (através de técnicas preditivas)
- Avaliar tecnologias utilizadas, soluções existentes e a serem implementadas;- Implementar proteção do motor elétrico contra sobrecarga, falta à terra, falta entre fases, tempo excessivo de partida e tempo de rotor bloqueado, e proteção contra a entrada de água;
- Implementar modelo de ações sistêmicas para controle dos motores elétricos e garantir a perenidade das ações.
- Implementar plano de lubrificação consistente .
- Organização é Identificar motores (Emoperação e Reservas).

Resumo: A finalidade maior de uma empresa é buscar o melhor desempenho de seus equipamentos e aproveitar ao máximo o tempo útil de seus ativos.
Baseado no fato em que os motores elétricos representam o maior percentual de equipamentos rotativos da empresa, por isso sobreveio o interesse de mantê-los em perfeito estado de conservação, para que possa desempenhar sua funçãorequerida no processo.
Sabe-se que é necessário analisar as informações, a fim de estudar os aspectos variados da vida útil dos motores, de acordo com os parâmetros de funcionamento.
A obtenção de tais informações são as explicações aos objetivos buscados, com intuito de auxiliar na tomada de decisão da manutenção.

Melhores práticas de manutenção em equipamentos rotativos: Algumas das melhorespráticas de manutenção em equipamentos rotativos utilizados pelas empresas “World Class”, aplicam o processo RCM / MCC – Manutenção Centrada em Confiabilidade sempre com o questionamento sobre a Análise da Causa Raiz da Falha. (ACM OU ACF)
Temos em nossa unidade industrial diversos equipamentos rotativos como motores, bombas, compressores, redutores e equipamentos específicos para a produção. Estesequipamentos são responsáveis em pelo menos 50 % dos nossos custos de manutenção e causam impacto na disponibilidade operacional da nossa planta.
Falhas em rolamentos, desgaste de engrenagens, quebra de acoplamentos, desalinhamentos, desbalanceamentos, problemas de estrutura e de fixação, falhas em selos mecânicos e vedações e falhas na lubrificação, proteções ineficientes e ou desajustadas sãoalgumas das causas ou consequências de falhas em equipamentos rotativos.

Benefícios da RCM
Os benefícios obtidos pela prática da Manutenção Centrada em Confiabilidade são vários, e podem ser traduzidos como sete benefícios, como listados a seguir:
Maior Segurança e Proteção Ambiental: no conjunto de benefícios do RCM, a segurança operacional e a integridade do meio ambiente são os principaisbenefícios obtidos com a metodologia. Estes benefícios são resultados das informações geradas pelo RCM, para identificar todos os possíveis riscos de falha nos equipamentos.
Desempenho Operacional Melhorado: o desempenho operacional é melhorado porque os gestores do programa têm informações técnicas para escolher melhores práticas de manutenção para garantir uma maior disponibilidade dosequipamentos no sistema produtivo. O aumento da disponibilidade dos equipamentos pode ser visto também como uma redução no tempo de reparo.
Eficiência Maior de Manutenção (Custo-efetivo): com as informações técnicas obtidas pelo RCM, os gestores do programa podem adotar as melhores práticas de manutenção, para garantir que o capital investido na manutenção tenha o melhor retorno. Estima-se que o RCMcorretamente aplicado aos sistemas de manutenção existentes reduza de 40 a 70% a quantidade de trabalho de rotina, e trabalhos de emergência entre 10 e 30%, do total de trabalhos.
Aumento da vida útil dos equipamentos: a adoção das melhores práticas de manutenção garante que o equipamento faça tudo o que o seu usuário quer que ele faça, e que ele fique por mais tempo disponível no seu contexto...
tracking img