Eletrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Instalações Elétricas - Professor Luiz Henrique Alves Pazzini

8

4 – LINHAS ELÉTRICAS 4.1 – Condutores elétricos. Os condutores elétricos constituem os principais componentes das linhas elétricas que conduzem eletricidade até as cargas elétricas. Define-se condutor elétrico como sendo o produto metálico, geralmente de forma cilíndrica, utilizado para transportar energia elétrica ou transmitirsinais elétricos. Basicamente podemos considerar três tipos de condutores elétricos: • fios – usados diretamente no transporte de eletricidade. Podem ser nus (sem isolação) ou com isolantes (PVC, XLPE, etc). • cabos – são os conjuntos de fios encordoados, isolados ou não entre si, podendo o conjunto ser isolado ou não. • barramento – condutor rígido, em forma de tubo ou de seção perfilada. Sãoutilizados diretamente em equipamentos, tais como quadros de distribuição. A Figura 5 apresenta exemplos de fios e cabos. Figura 5: Exemplos de fios e cabos.

É importante definir também os conceitos de cabos unipolares e cabos multipolares. Cabos unipolares são cabos constituídos por um único condutor isolado e dotado de cobertura. Um cabo multipolar é constituído por dois ou mais condutores isoladose dotado de cobertura. Os condutores isolados constituintes dos cabos uni e multipolares são chamados de veias. Os cabos multipolares contendo 2, 3, 4, etc veias são chamados, respectivamente, de bipolares, tripolares, tetrapolares, etc. Nos cabos uni e multipolares, a cobertura age principalmente como proteção da isolação, impedindo seu contato direto com o ambiente. A Figura 6 mostra exemplos decabos uni e multipolares.

Faculdades Integradas de São Paulo - FISP

Instalações Elétricas - Professor Luiz Henrique Alves Pazzini

9

Figura 6: Exemplo de cabos uni e multipolares.

Em termos de materiais, os mais usados são o alumínio e o cobre. Os condutores de alumínio são mais utilizados em linhas de distribuição e transmissão de energia elétrica. As instalações de baixa tensão sãoconstituídas basicamente por condutores de cobre, sendo o alumínio utilizado somente em ocasiões específicas. 4.2 – Tipos de linhas elétricas Uma linha elétrica engloba os condutores e os eventuais elementos de fixação, suporte e proteção mecânica a eles associados. São vários os tipos de linhas: • linha aberta: linha em que os condutores são circundados por um ar ambiente não confinado; • linha aérea:linha (aberta) em que os condutores ficam elevados em relação ao solo e afastados de outras superfícies que não os respectivos suportes; • linha aparente: linha em que os condutos ou condutores não estão embutidos; • linha em parede ou no teto: linha aparente em que os condutores ficam na superfície de uma parede ou de um teto, dentro ou fora de condutos; • linha embutida: linha em que os condutosou condutores são encerrados nas paredes ou na estrutura do prédio; • linha subterrânea: linha construída com cabos isolados, enterrados diretamente no solo ou instalados em condutos subterrâneos. Denomina-se conduto elétrico a uma canalização destinada a conter condutores elétricos. Nas instalações elétricas são utilizados vários tipos de condutos: eletrodutos, calhas, molduras, blocosalveolados, canaletas, bandejas, escadas para cabos, poços e galerias. Um eletroduto é um elemento de linha elétrica fechado, de seção circular ou não, destinado a conter condutores elétricos. Os eletrodutos podem ser metálicos (aço ou alumínio) ou de material isolante (PVC, polietileno, fibro-cimento, etc). São usados em linhas elétricas embutidas ou aparentes. A Figura 7 apresenta exemplos deeletrodutos.

Faculdades Integradas de São Paulo - FISP

Instalações Elétricas - Professor Luiz Henrique Alves Pazzini 10

Figura 7: Exemplos de eletrodutos.

Uma calha é um conduto fechado utilizado em linhas aparentes, com tampas desmontáveis em toda sua extensão, para permitir a instalação e remoção de condutores. Podem ser metálicas (aço, alumínio) ou isolantes (plásticos). A Figura 8 apresenta um...
tracking img