Eletrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
10.2.8 - MEDIDAS DE PROTEÇÃO COLETIVA

10.2.8.1 Em todos os serviços executados em instalações elétricas devem ser previstas e adotadas, prioritariamente, medidas de proteção coletiva aplicáveis, mediante procedimentos, às atividades a serem desenvolvidas, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.

10.2.8.2 As medidas de proteção coletiva compreendem, prioritariamente, adesenergização elétrica conforme estabelece esta NR e, na sua impossibilidade, o emprego de tensão de segurança.

10.2.8.2.1 Na impossibilidade de implementação do estabelecido no subitem 10.2.8.2., devem ser utilizadas outras medidas de proteção coletiva, tais como: isolação das partes vivas, obstáculos, barreiras, sinalização, sistema de seccionamento automático de alimentação, bloqueio doreligamento automático.

10.2.8.3 O aterramento das instalações elétricas deve ser executado conforme regulamentação estabelecida pelos órgãos competentes e, na ausência desta, deve atender às Normas Internacionais vigentes.

1) Introdução

Tal como acontece com outras formas de energia, a electricidade apresenta riscos e pode causar acidentes cujas consequências podem resultar em danospessoais, materiais ou ambos.
Riscos materiais
Normalmente resultantes de incêndios e/ou explosões provocados por deficiências na instalação.
Riscos pessoais
Resultantes da passagem de corrente eléctrica pelo corpo humano.

1.1) Risco de incêndio devido à corrente eléctrica
Nas instalações onde existe grande número de substâncias inflamáveis, a corrente eléctrica, pode estar na origem dosincêndios, normalmente devidos:
- a sobreaquecimentos devidos à deterioração do material isolante dos condutores eléctricos, por efeito de Joule, cuja expressão traduz a quantidade de calor produzida em determinado condutor quando atravessado por uma corrente eléctrica:
Q = R.I2. t representando Q, a quantidade de calor; I, a intensidade da corrente eléctrica; t, o tempo de duração de passagem dessacorrente.
- ao arco eléctrico produzido por equipamentos ou por electricidade estática;
- defeitos dos equipamentos que podem provocar faíscas susceptíveis de provocarem explosões quando a trabalhar em atmosferas explosivas.

1.2) Causas de sobreaquecimento
As principais causas de sobreaquecimento, são as sobreintensidades, ou seja correntes eléctricas de intensidade excessiva, em relação aovalor calculado para o respectivo condutor.
Estas sobreintensidades, por sua vez, podem ter origens diversas:
Sobrecargas
Quando a corrente que percorre o condutor é superior à intensidade para a qual ele foi projectado (intensidade nominal).
Esta situação ocorre habitualmente quando se ligam cargas em excesso.
Curto-circuito
Quando se tocam dois condutores entre os quais existe umadeterminada diferença de potencial e entre os quais a resistência é muito pequena ou nula.
Esta situação que provoca a passagem instantânea de correntes de valor elevado, provoca quase sempre a fusão dos condutores acompanhada de pequenas explosões.
Defeitos de isolamento
Devidos à má execução da instalação ou de equipamentos eléctricos, ao envelhecimento do material, ou ao tratamento negligente doscabos de ligação, permitindo que os veículos passem por cima provocando trilhamentos.
Resistência de contacto
Resultante de ligações eléctricas através de contactos imperfeitos, como ligações mal apertadas ou terminais algo soltos, provocando uma resistência elevada à passagem da corrente.

1.3) Arco eléctrico
O arco eléctrico que pode estar na origem de muitos incêndios numa oficina,resulta normalmente de:
- Trabalhos de soldadura;
- Faíscas produzidas pelo funcionamento anormal de equipamento eléctrico;
- Faíscas produzidas pela electricidade estática e por descargas atmosféricas.

1.4) Atmosferas explosivas
O trabalho com equipamentos eléctricos em atmosferas explosivas estão na origem de muitos incêndios e explosões. Nestes locais, os vários componentes da instalação,...
tracking img