Eletrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MEMORIAL DESCRITIVO INSTALAÇÃO ELÉTRICA/TELEFONIA/TV

Obra: Residência
Endereço: Rua Albert Sabin,1000
Condomínio da Boa Saúde
Higienópolis - PR

Proprietário: Saudável da Silva e Santos

Arquiteto: Adamastor das Obras

A execução do projeto de instalações elétricas deverá atender as prescrições da NBR5410 Instalações elétricas de baixa tensão de setembro de2004. Atenção especial é dada aos seguintes itens:

Os quadros gerais da instalação elétrica ou telefônica deverão ser construídos de chapas metálicas com contra tampa metálica, para proteção das partes vivas, fixadas mecanicamente através de porcas ou parafusos. A chapa deverá ter bitola mínima ( 16 MSG, com tratamento por processo de fosfatização ou equivalente, dimensionado para comportartodos os disjuntores, com barramento de neutro e proteção independentes.

O sistema de proteção deverá ser feito com disjuntores tripolares, bipolares, monopolares; de acordo com o quadro de cargas especificado. Para os aparelhos de ar condicionado deverão ser utilizados disjuntores tripolares independentes.

Os condutores (fios) deverão ser do tipo antichama, com isolação750V/70(C, tipo PIRASTIC ou similar, devendo atender ás especificações NBR-6880 e NBR-6148 da ABNT. Os condutores deverão ser acondicionados dentro dos eletrodutos e nunca fixados à estrutura ou soltos acima de forros.

Todas a emendas de condutores deverão ser feitas em caixas de passagem. As emendas dos condutores deverão ser feitas por conectores. Todo isolamento de emendas e conexões decondutores será executado por meio de fita isolante plástica.

Todas as estruturas metálicas, dutos de ar condicionado, caixas de passagem-ligação, interruptores, tomadas, painéis e aparelhos de iluminação deverão ser conectados ao condutor de proteção.

Os soquetes para as lâmpadas, tomadas e interruptores aparentes nunca deverão ser fixados diretamente em peças de madeira ou materialcombustível. Nos locais em que isto se tornar necessário, deverá ser instalado chapa metálica sobre a peça de madeira ou material combustível, e sobre ela instalado o equipamento elétrico. A chapa metálica ou qualquer estrutura metálica que sirva de apoio para um equipamento elétrico deverá ser aterrada.

Para os “spots” deve ser usado “rabicho” de fio de amianto.

A Barra de neutrodeverá ser isolada.

Os eletrodutos deverão ser de PVC Rígido tipo pesado de bitola especificada no projeto; não sendo permitido o uso de eletroduto flexível. As caixas de passagem deverão ser metálicas. Cada duas curvas no eletroduto, deverá ser utilizada uma caixa.

A identificação dos condutores deverá seguir as seguintes convenções:

Circuitos Monofásicos:

fase -PRETO
retorno - VERMELHO
neutro - AZUL CLARO
terra - VERDE

Circuitos Bifásicos:

fase A - PRETO
fase B - VERMELHO
neutro - AZUL CLARO
terra - VERDE

Circuitos Trifásicos:

fase A - PRETO
fase B - VERMELHO
fase C - BRANCO
neutro - AZUL CLARO
terra -VERDE

Os eletrodutos para telefonia e TV não podem ter uso misto condutores de eletricidade.

Todos os eletrodutos destinados a conduzir condutores de telefonia, deverão ser sondados por meio de arame galvani- zado 1.65 mm.

Todos os pontos de luz (spots, fluorescentes, incandescentes, arandelas, etc.) deverão ser testados o seu funcionamento antes da colocação do forrofalso em todos os pontos de acionamento, verificar também se o desligamento do disjuntor desliga toda a área abrangida pelo circuito;

Todos os pontos de tomada (110V ou 220V) deverão ser testados e também proceder a verificação da divisão dos circuitos com o acionamento dos disjuntores;

Nos pontos para chuveiro, banheira de hidro-massagem, pontos para computador e todos os pontos onde...
tracking img