Eletrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (731 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O Efeito eletrostático mais antigo de que se tem conhecimento é o que ocorre com o âmbar amarelo quando é atritado e recebe corpos leves. Tales de Mileto setecentos anos antes de Cristojá conhecia esse fenômeno e tentava descrevê-lo. Também os indianos da antiguidade aqueciam cristais que atraíam cinzas quente, e era dado como “sobrenatural” pois não existia uma ciência que comprovavao efeito da física sobre os corpos.
Esse fenômeno permaneceu sobre tempos como apenas sendo uma curiosidade, até que Willian Gilbert (1544-1603) no século dezesseis utilizou a palavra“eletricidade”.

Dados históricos:

• Gilbert percebeu que a propriedade eletrostática não era somente característica do âmbar amarelo.
• Otto Von Guericke (1602-1686) inventou o primeiro dispositivogerador de eletricidade estática, uma esfera giratória composta de enxofre. De 1950 a 1960 o estudo sobre a eletricidade estática se intensificou tanto no meio acadêmico quanto no industrial.
•J. Van der Graaff (1901-1967) construiu as primeiras máquinas eletrostáticas modernas, que produzem diferenças de potencial de milhões e volts.O acumulo de cargas eletrostáticas normalmente podemgerar faíscas, causando sérios problemas quando na presença de produtos inflamáveis, como gases explosivos, solventes voláteis, etc. Essas substâncias são comumente encontrada em refinarias de petróleo,indústrias químicas e de alimentos. Um outro setor que sofre por conseqüências da eletricidade estática é o de fabricação de componentes microeletrônicos.Vários deles são danificados devido aeletrostática que surge durante o processo de fabricação e de embalagem. Na aviação ela é um fato super relevante, pois um avião necessita ser descarregado totalmente após a aterrissagem, pois a tensãodesenvolvida pode ultrapassar 250.000 volts. Cargas eletrostáticas podem ser geradas pelo simples fato de pessoas andarem descalças sobre certos pisos isolantes ou atritar a roupa durante um movimento...
tracking img