eletreicidade

1585 palavras 7 páginas
Fontes de Tensão Continua
Definição:
Todo dispositivo eletroeletrônico necessita de energia elétrica para seu funcionamento. A fonte de tensão é o lugar onde tais dispositivos buscam essa energia que proporciona seu funcionamento.
Dentre os diversos tipos de fontes de tensão podemos destacar dois grupos: as que fornecem tensão alternada e as que fornecem tensão contínua. As de tensão alternadas são normalmente aquelas que geram tensão por meio de indutores, como um transformador de fio enrolado ou mesmo uma usina hidrelétrica. As de tensão contínua podem ser as que utilizam processos químicos, como as baterias de carro e pilhas, ou proveniente da retificação da tensão alternada, ou seja, conversão da tensão alternada em contínua por meio de componentes eletrônicos, os diodos.
No mundo moderno as fontes de tensão estão presentes por toda a parte. A mais comum podemos dizer que é a rede elétrica de nossa casa, ou apartamento, com a qual interagimos todos os dias assim que ligamos algum dispositivo eletrônico como a TV ou o microondas.
Muitas pesquisas são desenvolvidas a fim de encontrar outros meios de produção de energia e armazenamento desta, pois, o mundo, não funciona mais sem energia.
As fontes de Corrente contínua é o fluxo ordenado de elétrons sempre numa direção. Esse tipo de corrente é gerado por baterias de automóveis ou de motos (6, 12 ou 24V), pequenas baterias (geralmente de 9V), pilhas (1,2V e 1,5V), dínamos, células solares e fontes de alimentação de várias tecnologias, que retificam a corrente alternada para produzir corrente contínua. Normalmente é utilizada para alimentar aparelhos eletrônicos (entre 1,2V e 24V) e os circuitos digitais de equipamento de informática (computadores, modems,hubs, etc.).
Este tipo de circuito possui um polo negativo e outro positivo (é polarizado), cuja intensidade é mantida. Mais corretamente, a intensidade cresce no início até um ponto máximo, mantendo-se contínua, ou seja, sem se alterar. Quando desligada,

Relacionados