Eles e Elas

16533 palavras 67 páginas
TEORIAS E POLITICAS DE DESENVOLVIMENTO

I – O Conceito de Desenvolvimento

1 – Evolução Do Conceito
1.1 – Desenvolvimento = Crescimento Económico O termo “desenvolvimento” começou por ser usado como sinonimo de “crescimento económico”. Hoje em dia, o crescimento económico é visto como uma condição necessária, mas não suficiente para o desenvolvimento. Sem crescimento não é possível estabelecer o “pacto social” que garanta o aumento do nível de vida dos mais desfavorecidos, isto é, permitir transferências de rendimentos das classes mais favorecidas para as menos favorecidas.

1.2 – As Preocupações Sociais
Indicadores quanto ao nível educacional, ao serviço de saúde, à habitação e a outros serviços pessoais passam a ser incluídos para avaliar o desenvolvimento de um território.
Também a questão do racismo e da discriminação sexual tem vindo a incluir-se neste conceito. Que país – por mais rico que seja – pode ser classificado como “desenvolvido” quando pratica um qualquer tipo de “apartheid” ou discrimina as suas mulheres com base no costume ou na região?

1.3 – Ambiente
A partir dos anos 80 o conceito de desenvolvimento amplia-se mais uma vez de forma a incluir aspectos ligados ao ambiente. Surge assim o conceito de Desenvolvimento Sustentável, usado pelos ambientalistas para exprimir o desejável equilíbrio entre crescimento económico e preservação ambiental. Basicamente, o conceito de desenvolvimento sustentável pode ser definido como o desenvolvimento que “garante as necessidades da actual geração, sem comprometer as necessidades das gerações futuras”

1.4 – Democracia e Cultura
A bipolarização imposta pela Guerra-fria transformou a retórica dos direitos humanos em mais uma arma de propaganda geopolítica. Nos anos 60 surgem dois convénios - um para os direitos civis e políticos (Mundo Ocidental) outro para os direitos económicos, sociais e culturais (Bloco Socialista). Só nos anos 90 é que as estratégias de progresso económico e social

Relacionados