ELEPOT6

2417 palavras 10 páginas
CAPÍTULO III

CONVERSORES CA/CC PWM

3.1 - Introdução

Sabe-se que os conversores CA/CC, convencionais, controlados ou não, independente da carga no lado CC, poluem o sistema de alimentação em termos de reativos, os quais são causados por deslocamento da corrente e pela injeção de harmônicas de corrente. Na tentativa de amenizar este desconforto causados pelos retificadores convencionais, os estudiosos do assunto desenvolveram os retificadores PWM, os quais constituirão basicamente o conteúdo desta parte do trabalho. Tendo em vista que a matéria que trata dos conversores CA/CC convencionais já foi bem explorada na literatura especializada, a mesma não será efetivamente objeto de estudo deste trabalho. Entretanto, a título de ilustração dos principais problemas causados pelos retificadores convencionais, será feita uma revisão simplificada de alguns destes conversores.

3.2 - Revisão Simplificada de Retificadores Convencionais

3.2.1 - Retificador Monofásico Controlado de Meia Onda

Figura 3.1 - Circuito e formas de onda para um retificador controlado monofásico de meia onda.
A figura 3.1 mostra o circuito e as principais forma de ondas de um retificador controlado monofásico de meia onda alimentado uma carga resistiva.

Observa-se que a ondulação (ripple) de tensão é muito grande e a corrente de entrada além de possuir um conteúdo harmônico muito grande possui uma componente CC. Isto limita o uso deste tipo de retificador que fica restrito à algumas aplicações de baixíssima potência. A tensão média na carga (Vo), normalizada em relação ao seu máximo valor possível é dada pela equação (3.1).

(3.1) A representação gráfica desta equação é mostrada na figura 3.2.

Figura 3.2 - Tensão média em função do ângulo de disparo para retificador da figura 3.1.

3.2.2 - Retificador Controlado Monofásico de Onda Completa em Ponte

A figura 3.3 mostra o circuito e as formas de onda de um retificador controlado monofásico de onda completa.

Figura 3.3

Relacionados