Eleonor roosevelt - biografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Eleanor Roosevelt
Nasceu em 1884 e passou sua infância atormentada pelo alcoolismo que circundava sua família. Na juventude, foi estudar em Londres, no colégio da família Souvestre, e foi lá que abriu sua mente para questões feministas.

Em março de 1905, casou-se com seu primo Franklin Delano Roosevelt, que mais tarde, entre 1933 e 1945, seria presidente dos Estados Unidos. Tiveram seisfilhos juntos.

Eleanor passou a se envolver efetivamente com questões relacionadas aos direitos humanos a partir de 1920. Apesar de ser esposa de um político, encontrou tempo para se dedicar a melhoria de vida dos mais pobres.

Entre seus trabalhos, podem ser destacados a ajuda que deu à fundação da UNICEF e também na elaboração da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Além disso, aos 61anos, Eleanor foi convidada para presidir a primeira Assembléia Geral da ONU.

Por achar a vida social sufocante, passou a dar aulas de “calistenia e danças da moda” em uma casa de assistência social de Manhattan. Esse tipo de casa era um novo método de reforma social segundo o qual aqueles que se dedicavam aos pobres das áreas urbanas deveriam conviver e trabalhar diretamente com eles.
Aorecomeçar seu trabalho como voluntária após a deflagração da Primeira Guerra Mundial, Eleanor Roosevelt visitou soldados feridos e trabalhou em uma cantina da Cruz Vermelha. “A sensação de ser útil foi talvez a maior alegria que já tive na vida”, disse mais tarde.
Em 1920, Roosevelt foi vitimado pela poliomielite, doença que o obrigaria a viver em uma cadeira de rodas e que, por algum tempo, pareceu oprenúncio do fim de sua carreira política. Eleanor viu-se dividida entre seu amor pelo voluntariado e a necessidade de ajudar o marido a dar continuidade à sua carreira política. Ela representou a Liga Sindical das Mulheres e a Liga Nacional de Consumidores e nelas trabalhou. Ao trabalhar no escritório de assuntos legislativos da Liga das Mulheres Eleitoras, passou a ler os Registros doCongresso regularmente. Mas também ajudou na recuperação do marido.
A Constituição dos Estados Unidos não prevê nenhum cargo específico para a “primeira-dama” do país. Muitas esposas de presidentes costumavam exercer apenas uma função cerimonial. Mas Eleanor Roosevelt forjou habilmente para si própria o papel de conselheira política de confiança. Foi defensora dos direitos da mulher, dos pobres e dasminorias. Transformou-se nos olhos e ouvidos do presidente, viajando pelo país e relatando na volta o que havia observado, especialmente no que diz respeito à discriminação racial no Sul. Muitas vezes pressionava Roosevelt de forma incisiva para que mudasse sua política com base em suas observações. A historiadora presidencial Dóris Kearns Goodwin escreveu o seguinte sobre Eleanor: “Citando estatísticaspara confirmar sua versão dos fatos, ela interrompia o marido a qualquer momento, atropelando sua ‘hora do aperitivo’, quando queria apenas relaxar, interrogando-o na hora do jantar e entregando memorandos para que lesse ainda na mesma noite.” E funcionava. Franklin Roosevelt assinou uma série de atos do Executivo proibindo a discriminação racial na administração dos projetos de ajuda econômica dogoverno.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Eleanor Roosevelt visitou a Inglaterra e o Pacífico Sul para levantar o moral dos soldados americanos e manter fortes os laços com os Aliados. Com a morte do marido em 1945, deixou a Casa Branca, mas deu continuidade a seu ativismo. Mais tarde, em 1945, o novo presidente Harry S. Truman nomeou Eleanor, a quem chamou “primeira-dama do mundo”, membro dadelegação dos EUA nas Nações Unidas.
Eleanor foi presidente da Comissão de Direitos Humanos da ONU, tendo a incumbência de apresentar propostas, recomendações e relatórios sobre liberdades civis, a situação da mulher, liberdade de informação, prevenção contra a discriminação e proteção das minorias. Contudo, antes de mais nada, a agenda da comissão previa a formulação de uma declaração...
tracking img