elentron volt,experimento de milikan e o potencial eletrico da terra

1165 palavras 5 páginas
Eletron-Volt
O elétron-volt (eV) é uma unidade de medida que representa a quantidade de energia que um elétron ganha ao ser acelerado com a ajuda de 1 volt, no vácuo. A massa das partículas pode ser expressa em termos de elétron-volt. A relação se dá pela equação de Albert Einstein em que a energia é igual à massa vezes a velocidade da luz ao quadrado.
O elétron-volt (português brasileiro) ou electrão-volt (português europeu) é uma unidade de medida de energia. Equivalem a 1,602 177 33 (49) x 10-19 joules. Seu símbolo é eV .Por definição, um elétron-volt é a quantidade de energia cinética ganha por um único elétron quando acelerado por uma diferença de potencial elétrico de um volt, no vácuo.
Uso do eV em unidades de outras grandezas física.
Outras grandezas físicas, como a massa, podem ser expressas em termos do elétron-volt. No caso da massa, a sua relação com o elétron-volt vem da equação E = mc2, da teoria da relatividade restrita, que expressa a equivalência entre massa e energia. Aqui, E representa a energia, m a massa e c a velocidade da luz no vácuo, igual a 2,99792458 x 108 m/s. Assim, se a energia é medida em elétrons-volt, a unidade de massa pode ser expressa como "eV/c2". Por exemplo, pode-se dizer que o elétron tem massa de repouso de 0,511 MeV/c2. Isso significa que, se sua massa de repouso fosse completamente convertida em energia, resultaria em 0,511 MeV.
Porém, é comum, na linguagem científica, abreviar-se essa unidade de massa para simplesmente eV, sem o fator c2. Para isso, considera-se que estejam sendo utilizadas unidades de medida tais que c = 1. 3 Diz-se então que o elétron tem "massa de repouso de 0,511 MeV". O experimento de Milikan
A experiência da gota de óleo foi uma experiência conduzida por Robert Andrews Millikan para medir a carga elétrica do elétron. Ele conseguiu isso balanceando cuidadosamente as forças elétricas e gravitacionais em minúsculas gotas de óleo

Relacionados