Elementos e analises de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação dedesempenho, e de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões, bem como tornar possível a alocação mais criteriosamente possível dos custos de produção aos produtos.A contabilidade de custos coleta, classifica e registra os dados operacionais das diversas atividades da entidade, denominados de dados internos, bem como, algumas vezes, coleta eorganiza dados externos. Os dados coletados podem ser tanto monetários como físicos. Exemplos de dados físicos operacionais: unidade produzidas, horas trabalhadas, quantidade derequisições de materiais e de ordens de produção, entre outros.

A contabilidade de custos requer a existência de métodos de custeio para que, ao final do processo, seja possívelobter-se o valor a ser atribuído ao objetode estudo.



A Contabilidade de Custos (Contabilidade Industrial) aplica-se ao departamento de produção das empresas, tendo como objetivocontrolar os diversos gastos envolvidos na fabricação dos produtos, tais como, Mão-de-Obra Direta e Indireta, Materiais Diretos (Matérias- Primas, Embalagens e Insumos) e Gastos Gerais deFabricação, também chamados de Custos Indiretos de Fabricação (energia elétrica, depreciação e aluguéis da fábrica, entre outros).


A Contabilidade de Custos surgiu da necessidadede adaptação às empresas industriais dos critérios da Contabilidade Geral ou Financeira utilizados com sucesso no controle do patrimônio das sociedades comerciais. Enquanto naContabilidade Geral ou Financeira busca-se o controle do patrimônio da empresa como um todo, na Contabilidade de Custos o objetivo imediato é a avaliação de estoques e do resultado.
tracking img