Elementos textuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

É a apresentação do trabalho, ou seja, o texto irá descrever de forma clara e sucinta, o assunto abordado.
Pode ter um ou mais parágrafos.
Aqui você apresenta a síntese do tema e problema do projeto, objetivos e justificativa.

1.1 TEMA E PROBLEMA

O que vai ser trabalhado, aqui você deve enunciar com clareza o que pretende trabalhar, ou seja, o tema que querdesenvolver. Ao expor o tema, procure apresentar, de forma sucinta, suas leituras sobre o assunto a ser desenvolvido.
Lembre-se: este é o primeiro texto do projeto, portanto ele deve ser percebido como uma apresentação do mesmo. Além de abordar o tema a ser estudado, você deve apresentar o problema relacionado ao assunto a ser estudado. O problema consiste em uma questão sobre o tema. Se o tema temcaráter amplo; o problema tem como objetivo reduzi-lo. Por isso, formular um problema é de tornar o tema mais específico.
O problema surge de uma questão/pergunta sobre o tema, e é o principal guia do projeto. Sem um problema os objetivos do projeto ficam abrangentes e de difícil realização. A elaboração do problema permite, portanto, transformar o tema em um objeto de estudo específico: com prazo deaplicação determinado.
Exemplo:
Diante do exposto surge o tema: Qualidade de vida de Operadores de Caixa de Supermercado, com o seguinte problema: Como desenvolver a qualidade de vida de Operadores de Caixa de Supermercado?

1.2 OBJETIVOS (o que proponho alcançar através das atividades propostas no projeto)

Você pode escrever apenas os objetivos específicos, os quais devem indicar,com precisão, o “para quê” do trabalho. Em outras palavras, os objetivos devem traduzir:
a) o que se espera do projeto para a sua própria formação como tecnólogo;
b) os resultados que se pretende alcançar junto à empresa ou à comunidade onde você está propondo o projeto;
c) as contribuições que se pretende construir com os sujeitos envolvidos no projeto.
Não esqueça: você deve,sempre, iniciar os objetivos com verbos de ação (infinitivo): desenvolver, interpretar, registrar.

1.3 JUSTIFICATIVA (Por que trabalhar esse tema no projeto)

A justificativa consiste na explicação das razões que sustentam a escolha do trabalho que você está propondo para as práticas. Essas razões podem ser de ordem prática ou teórica: depende dos objetivos que você quer alcançar na aplicação doprojeto em uma empresa ou na sociedade, juntamente com o tema que você escolheu. A justificativa deve deixar claro:
a) O porquê do interesse pelo tema.
b) A relevância do trabalho, ou seja, as contribuições que a atividade a ser desenvolvida trará à empresa ou à comunidade e à sua formação como técnico.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

É a contextualização do projeto, onde será retirado defontes como artigos científicos, sites e livros.
Quando for citar um autor, pode fazer uso de 3 modelos de citações:

2.1 TIPOS DE CITAÇÃO

2.1.1 Citação direta
Transcrição da informação citada, preservando a apresentação (conteúdo e forma) na fonte pesquisada, podendo ser apresentada nos sistemas numérico ou autor-data, conforme seção 4.5.
Na citação direta, no sistemaautor-data, deve ser especificado, entre parênteses: autoria, ano, página, volume, tomo ou seção da fonte utilizada e separados por vírgula. A autoria pode ser informada dentro ou fora dos parênteses, sendo obrigatório o uso de letras maiúsculas para a opção dentro do parênteses.
A citação direta pode apresentar-se das seguintes maneiras: citação com até 3 (três) linhas, citação com mais de 3(três) linhas.

2.1.1.1 Citação direta com até 3 (três) linhas

Citação com até 3 (três) linhas são destacadas, no texto, por aspas duplas (“ ”).
a) exemplos de autoria indicada no texto:
A este propósito, Greimes e Courtés (1979, p. 378) escrevem: “a banana que o macaco tenta atingir é seu valor de base, enquanto o galho que procura para atingir o seu objetivo será um valor de uso.”...
tracking img