Elementos quimicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Amônia

Formula Química: NH3

Estado físico: Gás comprimido liquefeito

Cor: Incolor

Odor: Odor característico, pungente, sufocante, irritante

Massa Molar: 17,04 g/mol

pH: AlcalinoSolubilidade: totalmente solúvel em água

Ponto de Ebulição: 36°C

Ponto de Fusão: -72C (-98F)

Densidade de Vapor: 0.60

Vapor de Pressão (mm Hg): 115 – 20°C para solução a 10%; 580 - 20Cpara solução a 28%

[pic]
Aplicações
Muito usado em ciclos de compressão (refrigeração) devido ao seu elevado calor de vaporização e temperatura crítica. Também é utilizado em processos de absorçãoem combinação com a água. A amônia e seus derivados ureia, nitrato de amônio e outros são usados na agricultura como fertilizantes. Também é componente de vários produtos de limpeza. Outro produtoimportante derivado da amônia é o ácido nítrico.
Amoníaco na refrigeração
O amoníaco utiliza-se como refrigerante há mais de 120 anos e, por isso, as suas propriedades e aplicações são bastanteconhecidas. No entanto, é devido a certos inconvenientes que esta substância apresenta, no que respeita à segurança, quanto ao uso do amoníaco, limita-se exclusivamente a grandes fábricas e indústrias quenecessitam do uso deste composto.

Meio Ambiente

O amoníaco é facilmente biodegradável. As plantas o absorvem com muita facilidade, sendo um nutriente muito importante como fornecedor de nitrogêniopara a produção de compostos orgânicos azotados. Em concentrações muito altas, por exemplo, na água de consumo, pode causar danos graves, já que o amoníaco interfere no transporte do oxigênio pelahemoglobina, entre outros efeitos nefastos. Os organismos necessitam, nesse caso, de manter uma baixa concentração de amoníaco que, caso contrário torna-se particularmente tóxico.
O amoníaco e o HomemInalação: Corrosivo. Extremamente destrutivo aos tecidos das membranas mucosas e área respiratória. Sintomas podem incluir sensação de queima, ardência, tosse, laringite, respiração ofegante,...
tracking img