Elementos quimicos na construção civil

Páginas: 7 (1642 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2011
ELEMENTOS QUIMICOS PRESENTES NA

CONSTRUÇÃO CIVIL

ELEMENTOS QUIMICOS PRESENTES NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Em todas as etapas da construção de uma residência deparamos com elementos químicos, a principal matéria prima na construção civil é o cimento , empregado da fundação a cobertura.

Ao iniciarmos a construção, fazemos o estaqueamento que suportara as cargas da edificaçãodistribuindo os esforços ao solo.

- Estaca armada: executada em concreto armado. O Concreto é uma mistura, em determinadas proporções, de cinco componentes básicos: cimento, pedra, areia, água e armadura.

1.Cimento

As matérias  primas do cimento são calcário, argila, gesso e outros materiais denominados adições.

O clinquer de cimento Portland é constituído por:- Óxido de cálcio (CaO) - 60 a 70%

- Sílica (SiO2) - 20 a 25%

- Alumina (Al2O3) - 2 a 9%

- Óxido de ferro III (Fe2O3) - 1 a 6%

- Óxido de magnésio (MgO) - 0 a 2%

2. Pedra

A pedra utilizada no concreto pode ser de dois tipos:

- seixo rolado de rios, cascalho ou pedregulho;

- pedra britada ou brita.

Os seixos rolados sãoencontrados na natureza. A pedra britada é obtida pela britagem mecânica de deterninadas rochas duras.

A pedra britada é composta por basalto, é uma rocha bastante escura, compacta, por vezes com cavidades, apresentando alguns cristais desenvolvidos sobre a massa compacta. Esta massa compacta não pode ser estudada a olho nu nem á lupa, porque é constituída por cristais microscópicos. Logo o seuestudo terá de ser feito ao microscópio de luz polarizada, usando ampliações elevadas. Normalmente, os cristais que se observam a olho nu são de minerais como augites, olivinas e, por vezes, plagioclases. Os cristais microscópicos são, normalmente, plagioclases do tipo labradorite, piroxenas, magnetite e olivina.
Os principais componentes químicos do Basalto são:
Óxido de Silício -SiO2 - Quartzo (65,4%);
Óxido de Alumínio - Al2O3 - (13,3%);
Óxido de Ferro - Fe2O3 - (8,1%);
Óxido de Cálcio - CaO - (3,8%);
Outros (9,4%).
3-Areia
A areia utilizada no concreto é obtida em leitos e margens de rios, ou em portos e bancos de areia.A areia deve ter grãos duros. E, assim como a pedra, ela  também precisa estar limpa e livre de torrões debarro, galhos, folhas e raízes antes de ser usada.
O principal componente químico da areia é:
óxido de silício - SiO2
4- Água
A água a ser utilizada no concreto deve ser limpa  - sem  barro, óleo, galhos, folhas e raízes. Em outras palavras, água boa para o concreto é água de beber. Nunca use água servida (de esgoto humano ou animal, de cozinha, de fábricas, etc.) nopreparo do concreto.
5- Armadura
A armadura é conposta de barras de aço, também chamadas de ferro de construção ou vergalhões. Eles têm a propriedade de se integrar ao concreto e de apresentar elevada resistência à tração. Por isso, são colocados nas partes da peça de concreto que vão sofrer esse esforço. Por exemplo, numa viga apoiada nas extremidades, a parte de cima sofre compressão ea de baixo, tração. Nesse caso, os vergalhões devem ficar na parte debaixo das vigas.                           
Os aços são ligas metálicas de ferro e carbono com concentrações máximas de 2,2% em peso de carbono, aproximadamente. O carbono é o elemento de ligação principal, porém os aços contêm outros elementos. Dependendo do seu conteúdo em carbono são classificados em:
-Aço baixoem carbono. Contém menos de 0.25% de carbono em peso. Não são tão duros nem tratáveis termicamente, porém dúcteis. São utilizados em veículos, tubulações, elementos estruturais e outros. Também existem os aços de alta resistência com baixa liga de carbono, entretanto, contêm outros elementos fazendo parte da composição, até uns 10% em peso; apresentam uma maior resistência mecânica e podem ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Riscos quimicos na construção civil
  • Riscos Químicos na Construção Civil
  • agente quimicos na construção civil
  • ADITIVOS QUÍMICOS PARA CONCRETO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • AGENTES QUÍMICOS: aerodispersóides na construção civil
  • O USO DO BAMBU COMO ELEMENTO SUSTENTÁVEL NA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • Elementos quimicos
  • Elemento quimico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!