Elementos quimicos na construção civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ELEMENTOS QUIMICOS PRESENTES NA

CONSTRUÇÃO CIVIL

ELEMENTOS QUIMICOS PRESENTES NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Em todas as etapas da construção de uma residência deparamos com elementos químicos, a principal matéria prima na construção civil é o cimento , empregado da fundação a cobertura.

Ao iniciarmos a construção, fazemos o estaqueamento que suportara as cargas da edificaçãodistribuindo os esforços ao solo.

- Estaca armada: executada em concreto armado. O Concreto é uma mistura, em determinadas proporções, de cinco componentes básicos: cimento, pedra, areia, água e armadura.

1.Cimento

As matérias  primas do cimento são calcário, argila, gesso e outros materiais denominados adições.

O clinquer de cimento Portland é constituído por:- Óxido de cálcio (CaO) - 60 a 70%

- Sílica (SiO2) - 20 a 25%

- Alumina (Al2O3) - 2 a 9%

- Óxido de ferro III (Fe2O3) - 1 a 6%

- Óxido de magnésio (MgO) - 0 a 2%

2. Pedra

A pedra utilizada no concreto pode ser de dois tipos:

- seixo rolado de rios, cascalho ou pedregulho;

- pedra britada ou brita.

Os seixos rolados sãoencontrados na natureza. A pedra britada é obtida pela britagem mecânica de deterninadas rochas duras.

A pedra britada é composta por basalto, é uma rocha bastante escura, compacta, por vezes com cavidades, apresentando alguns cristais desenvolvidos sobre a massa compacta. Esta massa compacta não pode ser estudada a olho nu nem á lupa, porque é constituída por cristais microscópicos. Logo o seuestudo terá de ser feito ao microscópio de luz polarizada, usando ampliações elevadas. Normalmente, os cristais que se observam a olho nu são de minerais como augites, olivinas e, por vezes, plagioclases. Os cristais microscópicos são, normalmente, plagioclases do tipo labradorite, piroxenas, magnetite e olivina.
Os principais componentes químicos do Basalto são:
Óxido de Silício -SiO2 - Quartzo (65,4%);
Óxido de Alumínio - Al2O3 - (13,3%);
Óxido de Ferro - Fe2O3 - (8,1%);
Óxido de Cálcio - CaO - (3,8%);
Outros (9,4%).
3-Areia
A areia utilizada no concreto é obtida em leitos e margens de rios, ou em portos e bancos de areia.A areia deve ter grãos duros. E, assim como a pedra, ela  também precisa estar limpa e livre de torrões debarro, galhos, folhas e raízes antes de ser usada.
O principal componente químico da areia é:
óxido de silício - SiO2
4- Água
A água a ser utilizada no concreto deve ser limpa  - sem  barro, óleo, galhos, folhas e raízes. Em outras palavras, água boa para o concreto é água de beber. Nunca use água servida (de esgoto humano ou animal, de cozinha, de fábricas, etc.) nopreparo do concreto.
5- Armadura
A armadura é conposta de barras de aço, também chamadas de ferro de construção ou vergalhões. Eles têm a propriedade de se integrar ao concreto e de apresentar elevada resistência à tração. Por isso, são colocados nas partes da peça de concreto que vão sofrer esse esforço. Por exemplo, numa viga apoiada nas extremidades, a parte de cima sofre compressão ea de baixo, tração. Nesse caso, os vergalhões devem ficar na parte debaixo das vigas.                           
Os aços são ligas metálicas de ferro e carbono com concentrações máximas de 2,2% em peso de carbono, aproximadamente. O carbono é o elemento de ligação principal, porém os aços contêm outros elementos. Dependendo do seu conteúdo em carbono são classificados em:
-Aço baixoem carbono. Contém menos de 0.25% de carbono em peso. Não são tão duros nem tratáveis termicamente, porém dúcteis. São utilizados em veículos, tubulações, elementos estruturais e outros. Também existem os aços de alta resistência com baixa liga de carbono, entretanto, contêm outros elementos fazendo parte da composição, até uns 10% em peso; apresentam uma maior resistência mecânica e podem ser...
tracking img