Elementos para concluis tcc

309 palavras 2 páginas
Metodologia da pesquisa e da produção científica.

Elementos do projeto de pesquisa.

Após leitura do caderno de estudos esta aluna teve em seu entendimento que a Introdução é a parte textual na qual deve ser exposto o tema do projeto. É uma apresentação rápida do assunto abordado e sua importância. O tema é o assunto abordado pela pesquisa não deve ser generalizado. É preciso delimitá-lo, não há como alcançar um objeto de estudo muito amplo. Trata-se de estudo monográfico, busca-se a resolução de um problema, quanto mais específico ele for, melhor.
O problema é uma etapa de reflexão que se pretende resolver na pesquisa. A formulação de um problema tem relação com as indagações: Como são as coisas?, Quais as suas causas? e Quais as suas conseqüências?. Nesse momento aponta-se uma solução provisória para o problema.
Os objetivos informarão o motivo pelo qual esta sendo proposta a pesquisa, ou seja, resultados que pretende alcançar ou que contribuição ela irá efetivamente proporcionar dentro dele se apresenta o objetivo geral que relaciona-se diretamente ao problema e os objetivos específicos que explicitarão os detalhes, sendo um desdobramento do objetivo geral.
A revisão de literatura refere-se ao levantamento do assunto do tema pesquisado. Abrange artigos com resultados de pesquisas, pontos de vista diversificados de autores, livros técnicos, etc. O levantamento deve cobrir o assunto a ser pesquisado.
A metodologia é um procedimento, ou melhor, um conjunto de processos necessários para alcançar os fins de uma investigação. Envolve a definição de como será realizado o trabalho.
Referência bibliográfica é a relação dos documetos que foram efetivamente utilizados na redação do trabalho. Todos os documentos listados devem obrigatoriamente estar citados e Bibliografia é a relação dos documentos que foram lidos, porém não foram efetivamente utilizados na redação do trabalho, pode-se considerar como literatura sugerida ou leitura

Relacionados

  • Tcc administraçao
    12881 palavras | 52 páginas