Elementos essenciais para o organismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Conteúdo:
Toda a matéria que constitui a Terra e os organismos vivos é formada por elementos encontrados na natureza, esses elementos são denominados de elementos naturais. A maioria desseselementos não se encontra em nosso organismo, ao todo são 88 e apenas 25 desses elementos são considerados essenciais para a manutenção da vida.

Os macroelementos são aqueles cuja necessidade diária ésuperior a 100 mg, ocorrem em quantidades relativamente altas em um ou mais tecidos e são requeridos nas dietas em concentrações de 0,05 a 0,5%. Os principais macroelementos são:
1.Fósforo;2.Potássio;
3.Sódio;
4.Enxofre;
5.Cálcio;
6.Cloro.

Os microelementos, chamados de elementos-traço, também precisam ser ingeridos, pois são importantes, apesar da necessidade diária ser inferior a100 mg. Dentre eles encontramos:

1.Ferro;
2.Iodo;
3.Cobre;
4.Zinco;
5.flúor e manganês, dentre outros.

1.Fósforo:
Fósforo tem um papel importante na produção de energia juntamente como cálcio. A energia química do corpo é armazenada em combinações de "fosfato de alta energia"
O elemento fósforo é altamente venenoso, mas não é tóxico quando ingerido como fosfato nadieta.principais fontes: Carnes, porco, frango, peixe, ovos e leite.
2.Potássio
Este mineral é um eletrólito importante para a transmissão nervosa, contração muscular e equilíbrio de fluidos no organismo. Sintomasde deficiência de potássio incluem fraqueza muscular, desorientação e fadiga.
Principais fontes: Vários alimentos frescos como: carne, leite, frutas, legumes, batatas
e alimentos de grãosintegrais.
3.Sódio
Este mineral é um eletrólito importante para a transmissão nervosa, contração muscular e equilíbrio de fluidos no organismo. Corredores participando de corridas longas devem prestaratenção na reposição de sódio para evita a hiponatremia. Muito sódio na dieta pode levar à hipertensão em pessoas com predisposição genética.Principais fontes: Sal, azeite e alimentos processados....
tracking img