Elementos dos grupos 1 e 2 da tabela periódica- metais alcalinos e alcalinos-terrosos conceitos, características e aplicações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual de Goiás

Unidade Universitária de Formosa

Departamento de Química

Química Inorgânica

Professor: Arílson

Acadêmico: Luiz Fernando













Elementos dos grupos 1 e 2 da tabela periódica-

Metais alcalinos e alcalinos-terrosos

Conceitos, características e aplicações















FORMOSA, 30 de agosto de 2012Introdução

Iremos abordar as principais características periódicas e não periódicas, dos elementos químicos da tabela periódica que pertencem às famílias dos metais alcalinos e dos metais alcalino-terrosos. Suas principais características e suas diferentes aos demais grupos da tabela.

Também serão observadas as diferenças dos elementos químicos dentro de cada grupo, achando ou não alguma característicaperiódica entre eles e também se há alguma relação como características distintas como: raio atômico, energia de ionização, solubilidade etc. Será notado também outras características físico-químicas, como cor dos compostos, reações em água, ar, nitrogênio e ácidos-bases, e outras que for de grande relevância.



Metais Alcalinos (MA)

Importância dos elementos: Em geral, os metaisalcalinos (MA) tem propriedades bem específicas em relação aos outros elementos da tabela periódica. Tendo importância, e muitas aplicações.

Os metais alcalinos são os elementos respectivamente, o lítio (Li), o sódio (Na), o potássio (K), o rubídio (Rb) o césio (Cs), e o Frâncio (Fr), Vamos abordar cada um separadamente:

1) Lítio

De n° atômico (Z) 3, o lítio é o primeiro metal alcalino dentroda tabela periódica, possui algumas propriedades interessantes, e também variadas aplicações. O lítio na forma de estereato de lítio (C17H35COOLi), é usado na fabricação de graxas lubrificantes, na forma de carbonato (Li2CO3) é adicionado a bauxita para obtenção eletrólita de alumínio.

As propriedades medicinais do lítio também são importantes, ele afeta o equilíbrio e desloca cátionsimportantes para o organismo, como Na+, K+, e entre Mg2+ e Ca2+. O lítio é usado como droga moderadora de humor, pois afeta nas reações bioquímicas no Sistema Nervoso Central e Autônomo (Leal & Fernandes, 2002).

2) Sódio

O sódio de Z=11 compõe em torno de 2,5% do valor em massa da crosta terrestre, ou seja, é um elemento abundante em relação a muitos da tabela periódica. É usado como conservanteem comidas industrializadas, e está na fórmula química do sal de cozinha, (cloreto de sódio, NaCl).

O sódio está na fórmula da soda caustica (NaOH) uma base forte, usada em vários segmentos de produção na indústria; na produção de papel, em neutralizações de ácidos, na obtenção de alumina, sabões e detergentes. O hipoclorito de sódio (NaOCl) que está na composição da famosa água sanitária,alvejante e desinfetante.

3) Potássio

O potássio de Z=19, compõe cerca de 1,5% , e contem muitas importâncias. Como já foi dito é um eletrólito importante nas funções bioquímicas do organismo, a chamada bomba sódio-potássio (ref.), reguladora de várias reações que ocorrem no corpo. Ou seja, é muito importante para a vida.

Cerca de 95% do potássio utilizado no mundo é usado na agriculturacomo fertilizantes, (Martins, et al, 2009), sendo 90% em forma de cloreto de potássio (KCl) e 5% em sulfato de potássio (K2SO4).

4) Rubídio

O rubídio de Z=37, ioniza-se com facilidade, por causa disso é usado em motores iônicos em naves espaciais. Também há aplicações do rubídio em cabos de fibra óptica e para equipamentos de visão noturna.

5) Césio

De n° atômico 55 o césio temvariadas importâncias, dentre elas, um dos seus radioisótopos o césio-137 é usado em máquinas de radioterapia em tratamentos para o câncer, e sais de césio são usados em quimioterapia para a mesma finalidade. O césio-133 é utilizado em relógios atômicos devido a sua grande eficiência e periodicidade de seus decaimentos radioativos, destes que se sintetiza o segundo (s) a unidade de medida do...
tracking img