Elementos Do Bloco S

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Campus Jequié
Departamento de Química e Exatas - DQE
Disciplina: Química Inorgânica Experimental I – Turma: P02
Professora: Marlúcia Barreto
Aluno: Geovane Santos Souza
Atividade: Aula prática Data: 25.08.2014







Elementos do bloco s









Jequié – Bahia,
Agosto de 2014.
1. INTRODUÇÃO

Os elementos do bloco s são todos metais, excelentescondutores térmicos e elétricos e bastante reativos. Seus elétrons de valência encontram-se em um orbital s e suas principais características são: a) formação de cátions; b) seus óxidos e hidróxidos são básicos; c) atuam unicamente como redutores; d) são bastante reativos.
Os metais alcalinos compõem a primeira coluna da tabela periódica. Este grupo é formado pelos elementos: Li, Na, K, Rb, Cs e Fr,que constitui compostos univalentes e os maiores átomos em seus respectivos períodos, apresentam baixa densidade, baixa energia de coesão ao ponto de poderem ser cortados com uma faca, formam compostos univalentes, iônicos e incolores, seus hidróxidos e óxidos são bases são muito fortes, e são altamente reativos.
As propriedades físicas e químicas desses elementos estão intimamente relacionadascom a sua estrutura eletrônica e seu tamanho. Seus elementos têm um elétron de valência no orbital mais externo – um elétron s, que ocupa um orbital esférico. Este elétron encontra-se bastante afastado do núcleo, logo, as energias necessárias para removê-lo dos átomos não são muito grandes. Assim, em suas reações formam íons M+.
Os metais alcalinos terrosos constituem a segunda coluna da tabelaperiódica. Este grupo é formado pelos elementos: Be, Mg, Ca, Sr, Ba e Ra, que são divalentes, com as mesmas tendências nas propriedades observadas dos metais alcalinos, porém de caráter menos acentuado. Assim, formam compostos iônicos incolores, seus óxidos e hidróxidos são menos básicos que os metais alcalinos, são mais duros, mais densos, menores e bem menos reativos do que os alcalinos.
Todos seuselementos possuem dois elétrons s no nível eletrônico mais externo. Essa carga adicional faz com que o núcleo atraia mais fortemente os elétrons, consequentemente, possui maior energia de ionização que os alcalinos. Em suas reações formam íons M2+.

Como resultado de baixas energias de ionização, quando os elementos do grupo são irradiados com luz, a energia luminosa absorvida pode sersuficientemente elevada para fazer com que o átomo perca um elétron. Este é denominado fotoelétron.
Os elétrons também podem ser facilmente excitados para um nível de energia superiores, por exemplo, no teste de chama. No caso dos metais do Grupo 1, a energia é emitida na forma de luz visível, provocando o aparecimento de cores características na chama.
O fenômeno de dissolução de sais em água é conhecidopor hidrólise. A hidrólise de um sal é a reação entre seu cátion ou seu ânion ou, de ambos com as moléculas da água. Ao depender da natureza do sal, sua dissolução em água pode gerar soluções ácidas, neutras, ou alcalinas.

2. OBJETIVOS
Comparar a reatividade de alguns metais dos grupos 1 e 2 frente à água e o ar.
Identificar elementos dos grupos 1 e 2 através dos testes de chama e formação deprecipitados.
Verificar o comportamento dos sais destes elementos frente á água.
3. MATERIAIS UTILIZADOS
Tubos de ensaio
Béquer
Espátula
Pêra
Vidro de relógio
Fio de platina
Papel indicador de pH
Bico de Bunsen
Caixa de fósforos
Pinça

3.1 SOLUÇÕES E REAGENTES

Sódio metálico
Cloreto de cálcio
Solução de fenolftaleína a 0,1 % (m/v) alcoólica.
Fita de magnésio.
Solução de ácido clorídrico (NaOH)0,1 mol/litro
Solução de cloreto de potássio 0,01 mol/litro
Soluçao alcoólica de tetrafenilborato de sódio a 0,1 % (m/v)
Solução de cloreto de lítio Solução de cloreto de sódio a 0,1% (m/v)
Solução de carbonato de bário 0,1% (m/v)
Solução de carbonato de estrôncio 0,1% (m/v)
Nitrato de magnésio
Nitrato de sódio
Sulfeto de sódio
Cloreto de potássio
Carbonato de potássio

4. PROCEDIMENTO...
tracking img