Elementos do bloco p grupo 16

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Experimento Nº: 06

ELEMENTOS DO BLOCO P
GRUPO 16

SUMÁRIO

 Introdução__________________________________________________

___04
 Materiais, Reagentes ____________________________________________07
 Procedimento experimental _______________________________________07
 Resultados e Discussão _________________________________________09
 Conclusão____________________________________________________13
 Anexo_______________________________________________________

_14
 Referências bibliográficas_________________________________________14

INTRODUÇÃO

Os quatro primeiros elementos do grupo 16 são não-metais. São conhecidos como “calcogênios”, ou elementos formadores de minérios, pois inúmeros minérios são óxidos ou sulfetos de metais.
Os elementos apresentamtendência normal de aumento do caráter metálico, ao se descer pelo Grupo. Isso se reflete nas suas relações, nas estruturas dos elementos e na crescente tendência de formar íons M2+, com concomitante decréscimo da estabilidade dos íons M2-. O e S são totalmente não-metálicos. O caráter não-metálico é menor no Se e no Te. O Po é caracteristicamente metálico, além de ser um elemento radioativo com tempode vida curto.
O oxigênio é um elemento muito importante na química inorgânica. É o mais abundante de todos os elementos. Ele existe na forma livre, como moléculas de O2, perfazendo 20,9 % em volume e 23 % em peso da atmosfera. A maior parte de O2 foi produzida pela fotossíntese, o processo pelo qual a clorofila das partes verdes das plantas converte luz solar em alimentos como glicose.
6CO2 +6H2O + energia solar  C6H12O6 + 6O2
O oxigênio é obtido industrialmente pela destilação fracionada do ar líquido. A maior parte do O2 é utilizada na fabricação de aço. Ás vezes é preparado, em pequena escala em laboratório, pela decomposição térmica do KClO3 (com MnO2 como catalisador), embora o produto possa conter pequenas quantidades de Cl2 ou ClO2. Pequenas quantidades de O2 são produzidaspelo aquecimento do NaClO3, como fonte emergencial de oxigênio em aviões.
2KClO3 150°C, catalisador MnO2 2KCl + 3O2
O2 também pode ser obtida pela decomposição catalítica de hipocloritos:
2HOCl Co 2+ 2HCl + O2
Ou pela eletrólise da água contendo pequenas quantidades de H2SO4, ou de uma solução de hidróxido de bário.
O oxigênio é essencial na respiração (para a liberação deenergia no organismo) tanto de animais como de plantas.
Sendo portanto, essencial à vida.
C6H12O6 + 6 O2 Respiração 6CO2 + 6 H2O + energia
S, Se e Te são moderadamente reativos e queimam ao ar formando dióxidos. Eles se combinam com a maioria dos elementos, tanto metais como não-metais, embora como menor finidade que o oxigênio. Como esperado no caso de elementos não-metálicos S, See Te não são atacados por ácidos, excerto por aqueles que são também agentes oxidantes. O Po tem propriedades metálicas, pois se dissolve em H2SO4, HF, HCl e HNO3, formando soluções de Po11, de coloração rosa.
 Enxofre
Grandes depósitos no subsolo são a principal fonte de enxofre elementar. O processo de Frasch é usado para obter o elemento a partir desses depósitos. O método é baseado no baixoponto de fusão e baixa densidade do enxofre. A água superaquecida é forçada dentro do depósito, onde ela funde o enxofre. O ar comprimido a seguir força o enxofre fundido para cima por um cano onde o enxofre esfria e solidifica. O enxofre também esta presente em grandes quantidades como minerais de sulfeto e sulfato. Sua presença como componente minoritário do carvão e do petróleo apresenta umproblema principal. A combustão desses combustíveis ‘sujos’ leva a séria poluição por óxido de enxofre.
Como normalmente o encontramos, o enxofre é amarelo, sem sabor e quase inodoro. Ele é insolúvel em água e existe em várias formas alotrópicas, sendo que a mais estável termodinamicamente à temperatura ambiente é o enxofre rômbico, que consiste em anéis de S8 dobrados.
O enxofre forma...
tracking img