Elementos de vedação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Elementos de Vedação- Mecânica











JULIANA BITTENCOURT











TRABALHO DE TECNOLOGIA EM MECÂNICA: ELEMENTOS DE VEDAÇÃO













Salvador

2011









JULIANA BITTENCOURT









TRABALHO DE TECNOLOGIA EM MECÂNICA: ELEMENTOS DE VEDAÇÃO









Trabalho entregue aoprofessor Jorge Barros da disciplina Tecnologia em Mecânica do curso de Manutenção Mecânica Industrial, como avaliação do segundo semestre do ano letivo 2010.















Salvador

2011



Sumario

Introdução

Definição

Tipos:

Juntas

Anéis

Retentores

Selos Mecânicos

Gaxetas

Classificação

Material de ClassificaçãoIntrodução

O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de mostrar os aspectos conceituais e aplicações o conteúdo dos elementos de máquina aplicada à mecânica em especial o assunto: dos Elementos de Vedação. A vedação é um fator importante tanto na indústria quanto nos produtos comerciais.






































Elementos deVedação

Definição: Elementos de vedação são peças que impedem a saída de fluido de um ambiente fechado (tubulação, depósito etc.) e evitam que esse ambiente seja poluído por agentes externos. Esses elementos, geralmente, localizam-se entre duas peças fixas ou em duas peças em movimento relativo. As junções cujas peças apresentam movimento relativo se subdividem em girantes, quando o movimento é derotação, e deslizantes, quando o movimento é de translação.
Os elementos de vedação atuam de maneira diversificada e são específicos para cada tipo de atuação. Exemplos: tampas, bombas, eixos, cabeçotes de motores, válvulas, etc. É importante que o material do vedador seja compatível com o produto a ser vedado, para que não ocorra uma reação química entre eles. Se houver reação química entre o vedadore o produto a ser vedado, poderá ocorrer vazamento e contaminação do produto. Um vazamento, em termos industriais, pode parar uma máquina e causar contaminações do produto que, consequentemente, deixará de ser comercializado, resultando em prejuízo à empresa.



Tipos

• Junção

Definição:

Juntas de Vedação servem para vedar superfícies ásperas ou rugosas, funcionam como elementode vedação entre flanges.
As Juntas de Vedação são utilizadas como juntas para portas, fornos e estufas; tampas de caldeiras; automotivas; aviação; naval; tratores; bombas / válvulas; empilhadeiras; visores para caldeiras; trocadores de calor; ventiladores; compressores / geradores; portas de visitas; tampas de recipientes.


[pic]

Classificação de acordo com o material

Juntas de papelãoSão empregadas em partes estáticas de máquinas ou equipamentos como, por exemplo, nas tampas de caixas de engrenagens. Esse tipo de junta pode ser comprada pronta ou confeccionada conforme o formato da peça que vai utilizá-la.

Juntas metálicas

São destinadas à vedação de equipamentos que operam com altas pressões e altas temperaturas. São geralmente fabricadas em aço de baixo teor decarbono, em alumínio, cobre ou chumbo. São normalmente aplicadas em flanges de grande aperto ou de aperto limitado.

Juntas de teflon

Material empregado na vedação de produtos como óleo, ar e água. As juntas de teflon suportam temperaturas de até 260°C.

Juntas de amianto

Material empregado na vedação de fornos e outros equipamentos. O amianto suporta elevadas temperaturas e ataques químicosde muitos produtos corrosivos.

Juntas de cortiça

Material empregado em vedações estáticas de produtos como óleo, ar e água submetidos a baixas pressões. As juntas de cortiça são muito utilizadas nas vedações de tampas de cárter, em caixas de engrenagens, etc.






• Anéis


Definição:

Anéis de borracha São vedadores usados em partes estáticas ou dinâmicas de máquinas...
tracking img