Elementos de uma soberania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Elementos de Uma Soberania

A soberania de um país tem por objetivo resguardar o direito da não intervenção interestatal. Esse poder soberano pode ser dividido em interno e externo sendo oprimeiro a respeito das leis e costumes próprios de um determinado país e o segundo está relacionado ao respeito das leis dos outros países.
A invasão dos EUA ao Iraque no ano de 2003 foi um exemplode quebra das leis soberanas de um país. Os EUA justificou que, essa invasão teria sido de forma preventiva, alegando que o Iraque estava produzindo armas químicas, mas na realidade o que estavamtentando ocultar era o interesse nas riquezas subterrâneas do seu rival. Ficou evidente dessa forma o egoísmo do homem quando se trata de pensar em si mesmo, esquecendo-se das consequências que poderiacausar agindo por conta própria, relacionando com as ideias defendidas nas obras de Hobbes.
Assim, pois, o estado de natureza é uma permanente ameaça que pesa sobre a sociedade e que pode irrompersempre que a paixão silenciar a razão ou a autoridade fracassar. Hobbes acentua a gravidade do perigo afirmando sua crença em que os homens, no estado de natureza, são egoístas, luxuriosos, inclinados aagredir os outros e insaciáveis, condenando-se, por isso mesmo, a uma vida solitária, pobre, repulsiva, animalesca e breve. Isto é o que acarreta, segundo sua expressão clássica, a permanente “guerrade todos contra todos”.(apud DALLARI.2005,p 13)

Outro escritor que defendia o estado de natureza do homem era Rousseau que pensava de forma contraria a Robbes, defendia ele que o homem nãoaguentaria um grande obstáculo partindo assim a agir com violência.
Suponho os homens terem chegado a um ponto em que os obstáculos que atentam à sua conservação no estado natural excedem, pela suaresistência, as forças que cada indivíduo pode empregar para manter-se nesse estado. Então este estado primitivo não pode subsistir, e o gênero humano pereceria se não mudasse de modo de ser. (apud DALLARI,...
tracking img