Elementos de maquina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Passo 2

1 - Deformação

A deformação ocorre quando é aplicada uma tensão ou variação térmica que altera a forma de um corpo. As deformações por tensão podem ser classificadas basicamente em três tipos: deformação transitória ou elástica, deformação permanente ou plástica e ruptura.
Na deformação elástica, o corpo retorna ao seu estado original após cessar o efeito da tensão.Isso acontece quando o corpo é submetido a uma força que não supere a sua tensão de elasticidade (Lei de hooke).
Na deformação permanente, o corpo não retorna ao seu estado original, permanece deformado permanentemente. Isso acontece quando o corpo é submetido à tensão de plasticidade, que é maior daquela que produz a deformação elástica.
Na deformação por ruptura o corpo rompe-se emduas ou mais partes. A ruptura acontece quando um corpo recebe uma tensão inicialmente maior daquela que produz a deformação plástica; essa tensão tende a diminuir após o início do processo.

2 - Escoamento

Limite de escoamento, também chamado e tensão de cedência (em Portugal), ou tensão de escoamento (no Brasil), é a tensão máxima que o material suporta ainda noregime elástico de deformação, se houver algum acréscimo de tensão o material não segue mais a lei de Hooke ([pic]) e começa a sofrer deformação plástica (deformação definitiva).




3 - Indentação

Em ciência da computação, indentação (recuo, neologismo derivado da palavra em inglês indentation, também se encontram as formas identação e endentação[1]) é um termo aplicado ao código fonte de um programa para indicar queos elementos hierarquicamente dispostos têm o mesmo avanço relativamente à posição (x,0).
Na maioria das linguagens a indentação tem um papel meramente estético, tornando a leitura do código fonte muito mais fácil (read-friendly), porém é obrigatória em outras. Python, Occam e Haskell, por exemplo, utilizam-se desse recurso tornando desnecessário o uso de certos identificadores de blocos("begin" e/ou "end").
A verdadeira valia deste processo é visível em arquivos de código fonte extensos, não se fazendo sentir tanto a sua necessidade em arquivos pequenos (relativamente ao número de linhas). Para qualquer programador, deve ser um critério a ter em conta, principalmente, por aqueles que pretendam partilhar o seu código com outros. A indentação facilita também a modificação,seja para correção ou aprimoramento, do código fonte.
Existem centenas de estilos de indentação, mas, basicamente, consiste na adição de tabulações no início de cada linha na quantidade equivalente ao número de blocos em que cada linha está contida.

4 - Fratura

Os materiais se rompem quando submetidos a um carregamento no qual a tensão seja maior que aquela da sua resistênciamecânica. Contudo, o comportamento ao longo desse processo pode classificar os materiais em dois grandes grupos: há os que fraturam sem ‘ceder’ e os que ‘cedem’ nitidamente antes de se fraturar. Ao primeiro grupo denominamos materiais frágeis (que apresentam fratura frágil) e, ao segundo, materiais dúcteis. O vidro é um exemplo típico de material frágil e o cobre, um exemplo de material dúctil (aductilidade está associada à capacidade que um material apresenta, de ser transformado em fios).


5 - Fadiga

As falhas por fadiga sempre têm início com uma pequena trinca, pré-existente pela manufatura do material ou que se desenvolveu ao longo do tempo, pelas deformações cíclicas, ao redor dos pontos de concentração de tensões.
Portanto, é fundamental que o projeto de peçasdinamicamente carregadas, sejam elaborado de modo a minimizar a concentração de tensões. Estágios na Falha por Fadiga:
• Início da Trinca: ocorrem devido a imperfeições, partículas, inclusões, etc. (em escala microscópica os metais não são homogêneos e isotrópicos) e pontos de concentração de tensão, que contenha uma componente de tensão de tração. Pode ter uma pequena duração para o seu início;
•...
tracking img