Lubrificantes

3



Definição

3



Tipos de lubrificantes

3



No mercado, quais os tipos?

4



Lubrificação

10



Por que lubrificamos?

10Lubrificação de correntes

10



Lubrificação de parafusos

1


Lubrificantes

Para conservar a forma geométrica dos elementos de maquinas, isto é, para evitar o desgaste das superfícies deparceiros de contato, elementos de maquinas de contatos tribológicos devem ser eficientemente separados através de lubrificantes, quer dizer, deve-se evitar o contato metal-metal durante o movimento derolagem ou deslizamento. Isso pode ser feito através de um filme compacto de graxa ou óleo com capacidade de suportar carga (lubrificação hidrodinâmica) ou através de um revestimento superficial(lubrificação com lubrificantes sólidos) nos componentes de maquinas com contatos tribológicos.

Devido a altas exigências referentes a comportamento em altas pressões, efeito anti- desgaste, proteçãocontra corrosão e estabilidade à oxidação, todos os óleos e graxas de alta performance contem uma serie de aditivos. Para a melhora do comportamento em altas pressões e do comportamento antidesgaste, sãousados aditivos solúveis em óleo e de atuação química.

Aditivos de atuação química que se encontram em certa porcentagem em óleos e graxas, reagem quimicamente com o ferro do aço no contatotribológico, quando são geradas, durante o contato de atrito, temperaturas suficientemente altas para que isso ocorra. Em uma determinada temperatura, aditivos químicos reagem com a superfície metálica eformam uma camada corrosiva de grande aderência, resistente a altas cargas e muito resistente ao desgaste.

Atenção: Devido ao consumo dos aditivos químicos por reação, os lubrificantes empobrecem,com o tempo, no teor de aditivos.

Ao contrário dos produtos com meio viscoso e consistente como óleos ou graxas, existe a possibilidade da separação das superfícies através de lubrificantes... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). Elementos de máquinas lubrificantes e lubrificação. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Elementos-De-M%C3%A1quinas-Lubrificantes-e-Lubrifica%C3%A7%C3%A3o/496806.html

MLA

"Elementos de máquinas lubrificantes e lubrificação" TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Elementos-De-M%C3%A1quinas-Lubrificantes-e-Lubrifica%C3%A7%C3%A3o/496806.html>.

MLA 7

"Elementos de máquinas lubrificantes e lubrificação." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Elementos-De-M%C3%A1quinas-Lubrificantes-e-Lubrifica%C3%A7%C3%A3o/496806.html>.

CHICAGO

"Elementos de máquinas lubrificantes e lubrificação." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Elementos-De-M%C3%A1quinas-Lubrificantes-e-Lubrifica%C3%A7%C3%A3o/496806.html.