Elementos de fixação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ELEMENTOS DE FIXAÇÃO

Na mecânica é muito comum a necessidade de unir peças como chapas, perfis e barras. Qualquer construção, por mais simples que seja, exige união de peças entre si. Para tanto, exige-se elementos próprios que proporcione a união, os quais denominaremos aqui de elementos de fixação.
Os elementos de fixação mais usados são: rebites, pinos,cavilhas, parafusos, porcas,arruelas e chavetas.
Para projetar um conjunto mecânico é preciso escolher o elemento de fixação adequado ao tipo de peças que irão ser unidas ou fixadas. Elementos de fixação fracos e malplanejados poderá inutilizar toda a máquina. O bom planejamento evitará também concentração de tensão nas peças fixadas. Essas tensões causam
rupturas nas peças por fadiga do material.

A união pode ser de duasmaneiras:

Móvel:

Os elementos de fixação podem ser colocados ou retirados do conjunto sem causar qualquer dano às peças que foram unidas. Por exemplo: uniões com parafusos, porcas e arruelas.

Permanente:

Os elementos de fixação não podem ser retirados sem que fiquem inutilizados. Por exemplo: uniões feitas com rebites.

REBITE

O rebite ou arrebite é um fixador mecânico metálico, semipermanente. Antes de sua instalação, consiste num cilindro com uma cabeça em uma das extremidades, similar a um prego ou pino. Sua instalação é feita num orifício pré-perfurado, através do achatamento (deformação por golpes) da ponta, quando a espiga preenche o orifício, prendendo o rebite, expandindo-se até 1,5 vezes o seu diâmetro original, prendendo-o de forma definitiva.

Rebite

USO

Hávárias formas de se fixar o rebite. Rebites pequenos e mais maleáveis são os de uso mais comum. Nestes casos o instalador coloca o afixador de rebites (em geral um martelo) contra a cabeça e segura uma barra de resistência contra a ponta. A barra de resistência é um bloco metálico sólido, especialmente amoldado para o trabalho. Rebites grandes e duros podem ser instalados com maior facilidade comuma ferramenta de contato em suas extremidades, que o pressionam até deformar.
Uma vez instalado, o rebite apresenta uma cabeça em cada extremidade, que pode segurar a tensão de carga, paralela ao eixo da espiga. Para resistir a tensões de carga perpendiculares ao eixo, são usados tipos de parafusos especiais.

TERMINOLOGIA

Cabeça - parte saliente e achatada do rebite, antes de seuachatamento na ponta;

Ponta - extremidade oposta à cabeça, e que vem a ser deformada, quando da instalação;

Espiga - o "corpo" do rebite.

1 Rebites ocos

Rebites ocos são tubulares, e são afixados com o uso de um eixo no centro. Esses rebites são de uso relativamente fácil e exigem pouco trabalho para sua instalação, razão pela qual são populares. Entretanto, o rebite oco não tem grandeutilidade quando visa a união de superfícies sob cargas maiores, uma vez que não possuem a mesma resistência daqueles de estrutura maciça. Além disso, por causa do eixo, são mais propensos à corrosão e maior folga.

PINOS

Pinos são elementos cilíndricos cônicos geralmente de aço e que une peças articuladas.
Nesse tipo de união as peças formam uma junção móvel, permitindo conjuntos que se articulamentre si.
Na indústria aplica-se principalmente em:braços articulados (guindastes, etc),portas, entre outros

TIPOS DE PINO

Pino cônico – ação de centragem.
Pino cônico – a ação de retirada do pino de furos cegos é facilitada por haste roscada(aperto de porca retira a haste).
Pino cilíndrico – utilizado para forças cortantes, requer furo com tolerâncias rigorosas.
Pino elástico –apresenta elevada resistência, podendo ser assentado em furos com variação de diâmetro.

CAVILHA

É uma peça cilíndrica, fabricada em aço,cuja superfície externa recebe três entalhes que formam ressaltos. A forma e o comprimento dos entalhes determinam os tipos de cavilha. Sua fixação é feita diretamente no furo aberto por broca, dispensando-se o acabamento e a precisão do furo alargado.

Cavilha...
tracking img