Elementos de epistemologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UFSC
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA 1

Elementos de epistemologia


A maneira como vemos a Ciência, no nosso caso a Física, reflete em nossa prática docente. O estudo de contextos sociais de produção e validação do conhecimento cientifico, de suas implicações sociais e éticas e de seu valor são objetos da Filosofia da Ciência que engloba a Epistemologia, ou seja, como o campode conhecimento que procura estudar o processo de produção e legitimação do conhecimento científico.
A epistemologia tem por objetivo básico a caracterização das ciências existentes, para julgar seu valor e decidir se elas se aproximam de um ideal de conhecimento. Para tanto, ela procura compreender os procedimentos que uma determinada disciplina científica utiliza para elaborar e testarsuas teorias e para estimar o valor lógico e cognitivo de tais teorias.
Afinal de contas, apesar da física ter modelos para explicar fenômenos, esses modelos na maioria das vezes não funciona na realidade.
Sendo assim, podemos levantar alguns questionamentos: Quais são os melhores? São corretos? Explicam a realidade? Podem ser colocados em discussão? Ou devemos adotá-los como respostasfinais e dogmáticas?. As pesquisas na área de ensino da Física indicam que o modo como é entendido o surgimento do conhecimento exerce influência no contexto educacional, determinando a organização escolar, a definição de currículos e conteúdos e, consequentemente, a maneira de ensinar/aprender. Por esta razão, a epistemologia é considerada um dos pilares da Didática das Ciências.
Todaepistemologia é histórica ou não é epistemologia!
A busca do entendimento de como surge o conhecimento científico não é nova e é fonte de controvérsias. A história registra que o homem, desde a mais remota Antiguidade, buscou explicações e procurou respostas sobre o que e como pensa sobre si e as coisas que o cercam. Esses princípios inspiraram alguns cientistas importantes.
Criada ateoria, esta deve ser sólida o suficiente para atrair intelectos treinados no pensamento lógico e, ao mesmo tempo, bastante aberta para deixar espaço a desenvolvimentos e ajustamentos, à luz de descobertas mais recentes. Tal teoria, por vezes conhecida como um paradigma, mudará, de tempos em tempos, por inúmeras razões, como veremos. A ciência é um conjunto de conhecimentos crescentes e emexpansão, até o ponto em que aquelas mudanças são motivadas por experiências ainda mais complexas.
Sente-se que há alguma conexão entre o homem e o mundo que o cerca, algum entendimento primitivo de que, conhecido o procedimento correto, o homem pode controlar as forças da natureza e coloca-las a seu serviço. A magia foi um modo legítimo de expressar uma síntese do mundo natural e do seurelacionamento com o homem.
A necessidade e a curiosidade, a trepanação, bem como outras cirurgias simples, abririam caminho para o conhecimento do interior do corpo.
Certamente, constatou-se bem cedo que o número pode ser aplicado a uma grande variedade de coisas – a praticamente tudo. Inicialmente, houve a idéia de contar: uma idéia abstrata que se podia pensar sem a presença de qualquerobjeto material.
A aparência inconstante do céu era algo que cativava a mente e a imaginação do homem primitivo. O movimento da Lua, etc.
Hoje, a ciência não é nada senão uma severa disciplina prática e mental, na qual as hipóteses que não se possam provar somente sobrevivem quando se mostram extremamente férteis. Para se ensinar física não basta conhece-la, é importante conhecer suahistória e como se evoluiu.


Origem do conhecimento científico

Aqui serão mostradas as formas de chegar ao conhecimento. Uma das correntes de pensamento muito influente, para não dizer predominante até meados do século XX, é o empirismo. Finalmente,vamos diferenciar um racionalista de um empirista.
Vem dos gregos o substrato dos conhecimentos de nossa sociedade, “eles criaram a...
tracking img