Elementos da radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Elementos da Radiologia
Prof° Marly
Fatores Elétricos
Sistema Elétrico
Desde que Röentgen descobriu o raio x em 1895, a parte que mais evoluiu em um equipamento de raio x, foi a parte elétrica.
Inicialmente a maquina constituía –se apenas de:

Ampola, transformador de alta tensão, e um relógio, pois o tempo de exposição era controlado manualmente.

Uma ampola queinicialmente tinha esta forma, hoje possui uma nova imagem:

Para que um feixe de raio x seja produzido, a ampola precisa ser alimentada por uma energia muito alta, para que a ampola receba esta energia, a mesma passa por um processo de elevação de tensão, veja:

~> ~>~>
A energia utilizada é como as de alimentação doméstica, com uma voltagem entre127 e 220.Para que esta energia seja elevada ela passa por um transformador de alta tensão que a eleva a milhares de volts.Até chegar na ampola e produzir um feixe de raio x.
Transformador
Com o passar dos anos os aparelhos de raio x ganharam além de temporizadores automáticos,
Transformadores de energia que também foram evoluindo com o passar do tempo.
O primeiro sistema detransformação de energia foi o Monofásico
Este não é vantajoso, pois usa apenas 50% de toda energia necessária para produção de um feixe de raio x, ou seja,o transformador recebe a energia em forma de onda esta onda por sua vez oscila entre positivo e negativo( onda senoidal) mas é usado apenas a parte positiva da onda, a parte negativa é nula,veja:

Com o passar do tempofoi inserido no transformador um dispositivo chamado retificador de tensão: este retificador transforma a parte negativa da onda em positiva, logo, a metade da energia que era desperdiçada passa a ser aproveitada:

Sistema Trifásico
Este sistema sucede o monofásico.
Este sistema é alimentado por uma corrente elétrica de 6 ou 12 pulsos por ciclo, por isto apresenta melhor rendimento naprodução de raio x.
Quanto maior o numero de pulsos melhor o rendimento na produção de raio x.
Sistema de alta freqüência
Este sistema transforma a tensão alternada em tensão quase continua,ou seja ,este retifica a tensão monofásica, ou trifásica de 60Hz , em tensão quase contínua, mas em valor baixo, em média 300 v. em seguida esta tensão é transformada em tensão alternada em tensão alternadanovamente, porém com uma freqüência muito alta, em média 10.000Hz.Esta tensão mais uma vez é transformada em milhares de volts aplicada na ampola.
Estas melhorias na alimentação elétrica da ampola, melhora a qualidade do feixe de fótons(raio x), e conseqüentemente melhora a qualidade da radiografia, pois o tempo de exposição utilizado é bem menor.

Fatores Elétricos
Para obter uma imagem dequalidade, com contraste e definição das estruturas radiografadas, é necessário trabalhar com 2 fatores elétricos que são responsáveis pela formação da imagem, e o tempo de exposição.
Cada um destes fatores variam de acordo com a área a ser radiografada, pois cada estrutura possui uma espessura, e ou, uma densidade diferente da outra, além disso cada pessoa tem um tamanho, peso, a massa corporalvaria entre rígida ou adiposa, tudo isso pesa e muito na escolha da técnica a ser utilizada.Veja:
kv:kilovoltagem :É a tensão utilizada( lembra da tensão que era medida em volt até quando entrou no gerador de alta tensão? - agora ela foi transformada em Kilovolts)
Kv:O kv controla a qualidade do feixe de raio x, por isso é aplicado de acordo com a espessura do agente atenuador.
Quanto maiora espessura maior o kv a ser utilizado.
O kv empregado na ampola de raio x , geralmente varia de25 à 125kv>
Para calcularmos o kv dispomos de um acessório chamado espessômetro e uma fórmula. Veja:
Espessômetro

Fórmula :
Kv= 2.E+K
Quilovoltagem = duas vezes a espessura do agente atenuador mais a constante do equipamento que é variável.
M.A. : miliamperagem
Corresponde a...
tracking img