Elementos da narrativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ELEMENTOS DA NARRATIVA
Personagens:
Protagonistas: Bacharel Aguiar e Serafina
Outros: O Desembargador(Pai de Serafina),O Comendador(Pai do Bacharel Aguiar),Tavares(Namorado de Serafina) eCecília(Namorada do Bacharel Aguiar).
Tempo:Cronológico.Ex: “No quarto dia escreveu uma quarta a filha do Desembargador”.
Espaço:Onde se passa a história, ou seja, o meio físico.Onde acontece, o lugar.Ex:“O mesmo aconteceu na casa de Serafina”.
Enredo:É o esqueleto da narrativa,chamado também de trama.E dentro dele estão:
Introdução:É onde o narrador apresenta os fatos, e tem como maior objetivodespertar a atenção do leitor.Ex: “O comendador Aguiar, Pai do Bacharel João Aguiar, e o desembargador, Pai da jovem Serafina, desejavam muitíssimo que seus filhos se unissem em casamento.Nenhum dosjovens tinha qualquer inclinação amorosa pelo outro”.
Complicação:É o desenrolar da história, geralmente onde se desenvolve o conflito.Ex: “Apesar das oposições paternas, tanto o Bacharel Aguiar como alinda Serafina resolveram não renunciar aos seus respectivos amores, pensando que, com o tempo, talvez vencessem a resistência dos pais”.
Clímax: É o momento de maior tensão da história, que oconflito atinge o seu ponto máximo. O Clímax deve despertar a curiosidade e a atenção do leitor. É quando o Bacharel descobre que esta apaixonado por Serafina e ela por ele.Ex: “No quarto dia escreveu umacarta a filha do desembargador, que lhe respondeu com outra, e se eu disser ao leitor que ambos beijaram as cartas recebidas, o leitor vera que a história se aproxima do fim e que a catástofre estápróxima”.A catástofre, na verdade, e terrível foi a descoberta que tanto o Bacharel como Serafina estavam apaixonados um pelo outro e já de longos dias.
Desfecho: É a conclusão da história, partefinal: boa, ruim, má.Geralmente é onde se soluciona o conflito.Ex:” Casaram-se há alguns anos aqueles dois confidentes. Recusaram fazer a força aquilo que o coração lhes indicou depois. Há de ser...
tracking img