Elementos constituintes de um estaleiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Organização dos estaleiros fixos e móveis
Riscos associados e medidas de prevenção

Estaleiro de obra

O estaleiro é o espaço físico onde são implementadas as instalações fixas de apoio à execução de obras, implantados os equipamentos auxiliares de apoio e instaladas as infraestruturas provisórias: água, esgotos, eletricidade. O estaleiro tem a finalidade de tornar possível a execução deuma obra no prazo previsto e nas melhores condições técnicas e económicas, assegurando um determinado nível de qualidade e de segurança e minimizando o custo.

Na construção distinguem-se dois tipos de estaleiro: moveis e fixos :

* O estaleiro fixo é implementando normalmente num terreno que é propriedade da empresa de construção. Nele se localizam as instalações e equipamentos deutilização geral, como sejam as oficinas especializadas (carpintaria, serralharia), podendo também ai instalar-se centrais de fabrico de betão, de corte e dobragem de armaduras entre outras;
* O estaleiro móvel, ou estaleiro de obra, é aquele que serve de apoio à execução de uma determinada obra. Nele se instalam todos os elementos que as características da obra a executar exigem. É um estaleiro queocupa, em regra, terrenos pertencentes ao Dono da Obra ou outros nas proximidades, sejam privados ou públicos (como por exemplo a ocupação da via pública).

O projeto do Estaleiro de obra

Em obras de relativa importância, elabora-se um projeto de estaleiro, propondo-se identificar os elementos a instalar no estaleiro da obra. Organiza-se de forma a otimizar a operacionalidade dos mesmos,reduzindo ao mínimo os percursos internos, quer dos operários quer dos materiais e equipamentos de apoio.
A organização do estaleiro é uma forma de permitir a execução da obra nas melhores condições de prazos, custo, qualidade e segurança. Qualquer que seja a importância do estaleiro é sempre necessário prever uma instalação e organização que depende do equipamento a utilizar, das características daconstrução e do terreno disponível. Regra geral, o estaleiro é tanto mais dinâmico quanto maior for a complexidade da obra e quanto menor for o espaço disponível. Por vezes é necessário mudar a disposição do estaleiro conforme as fases da obra.

A implantação do estaleiro deve ser realizada tendo por base o projecto de estaleiro cujos objetivos se indicam seguidamente:

1. Iniciar rapidamente aexecução da obra;
2. Possibilitar o cálculo previsional dos custos de estaleiro;
3. Prever os locais mais adequados para as instalações sociais, escritórios, armazéns, áreas de depósito de materiais, instalação de equipamentos fixos, circulação de operários e de máquinas;
4. Prever as necessidades e dispositivos para o desenrolar produtivo, tais como assegurar a continuidade doabastecimento de materiais, assegurar o escoamento de desperdícios;
5. Garantir a circulação em segurança de pessoas e das máquinas;
6. Prever e definir os trabalhos necessários à instalação do estaleiro, tais como terraplenagens, vias de acesso e de circulação, locais de implantação de máquinas e outras instalações provisórias.

Etapas da construção do estaleiro de obra:

Tal como todo oprojeto de uma construção, o projeto de estaleiro desenvolve-se segundo etapas. A fase inicial corresponde à definição sumária dos diversos elementos e a fase final corresponde ao estudo final que deve ser suficientemente pormenorizado de modo a permitir a sua concretização. Desta forma, é habitual considerar três fases:

I. Programa preliminar
II. Anteprojeto
III. Projecto de execuçãoI. O programa preliminar

Nesta fase são definidos os vários elementos do estaleiro em função dos condicionalismos específicos da obra, tais como:

* Obstáculos naturais: tais como a existência de linhas de água, árvores a preservar, redes subterrâneas (de águas, gás, eletricidade, …) que condicionam a implantação física de equipamentos (a existência de linhas de alta tensão,...
tracking img