Elementos basicos de maquinas.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Elementos Básicos de Máquinas
Elementos de máquinas são componentes mecânicos básicos usados como blocos construtores da maioria das máquinas. A maior parte seguem normas técnicas de padronização, mas variações são também comuns para aplicações específicas.
Os elementos de máquinas são subdivididos em:
* Elementos de vedação
* Elementos de fixação
* Elementos de apoio
*Elementos de transmissão
Elementos de vedação
Mas afinal o que são elementos de vedação?
Elementos de vedação são peças que impedem a passagem de fluidos de um ambiente para outro e evitam que esse ambiente seja poluído por agentes externos. Na mecânica, são elementos destinados a proteger máquinas ou equipamentos contra a entrada e a saída de líquidos, gases e sólidos particulados (pó).
Uma vedaçãodeve resistir a meios químicos, ao calor, à pressão, ao desgaste e ao envelhecimento. Além disso, as partes a serem vedadas podem estar em repouso ou movimento, ou seja, a junção pode ser estática ou dinâmica.
Os elementos de vedação atuam de maneira diversificada e são específicos para cada tipo de atuação, por exemplo: tampas, bombas, eixos, cabeçotes de motores, válvulas, etc. Em função dasolicitação, as vedações são feitas em diversos formatos e diferentes materiais, como: juntas de borracha, papelão, velumóide, anéis de borracha ou metálicos, juntas metálicas, retentores, gaxetas, selos mecânicos, etc.
Os fatores que influenciam o material utilizado na vedação são:
Compatibilidade do material do vedador com o produto a ser vedado – para que não ocorra uma reação química entre eles,o material deve ser compatível, evitando assim o vazamento e a contaminação do produto;
Temperatura – no caso de se trabalhar em ambiente com temperatura muito elevada, o material do vedador deve suportar a temperatura de trabalho interna e externa;
Acabamento das peças – uma boa vedação requer acabamento das superfícies a serem vedadas;
Pressão – quanto mais elevada for à pressão do fluido,maior será a possibilidade de escapamento, devendo o material resistir à pressão;
Estado físico – os fluídos líquidos são mais fáceis de serem vedados do que os fluidos em estado gasoso.
Vamos falar agora um pouco sobre alguns elementos de vedação:
Juntas de vedação: Junta é todo material comprimido entre duas partes separáveis de uma mecânica, para impedir a passagem de fluidos por um períodoprolongado.
A eficiência de uma junta é definida pela sua capacidade de resistir a determinadas condições que estabelecerão a escolha do material e do tipo de junta. Essas variáveis são: pressão interna; carga de compressão do flange; temperatura; tipo de fluido; tipo de flange.
Seleção da junta pelo fator de serviço
O fator de serviço é um ponto de partida para selecionar o material de umajunta. Ele é obtido multiplicando-se o valor da pressão (kgf./cm²) pela temperatura (°C).
As juntas são encontradas em diversos tipos como: juntas de elastômeros, juntas de fibra de celulose, juntas de papelão, juntas de cortiça, juntas de teflon, juntas de amianto e juntas metálicas.
Selo mecânico: O selo mecânico é um vedador de pressão que utiliza princípios hidráulicos para reter fluidos. Avedação exercida pelo selo mecânico se processa em dois momentos: a vedação principal e a secundária.
Vedação principal – A vedação principal é feita num plano perpendicular ao eixo por meio do contato deslizante entre as faces altamente polidas de duas peças, geralmente chamadas de sede e anel de selagem.
A sede é estacionária e fica conectada numa parte sobreposta. O anel de selagem é fixado aoeixo e gira com ele.
Para que as faces do anel de selagem e da sede permaneçam sempre em contato e pressionadas, utilizam-se molas helicoidais conectadas ao anel de selagem.
Vedação secundária – A vedação secundária, aplicada à sede e ao anel de selagem, pode ser feita por meio de vários anéis com perfis diferentes, tais como: junta, anel o´ring, anel ¨V¨, cunha, fole, etc.
Uso do selo...
tracking img